104.º Aniversário da Assinatura do Armistício, 101.º Aniversário da LC e 48.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar

As cerimónias tiveram lugar em 11 de novembro junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar, em Belém, foram presididas pela Ministra da Defesa Nacional – Prof. Dr.ª Helena Carreiras e contaram com a presença de várias entidades civis e militares, nomeadamente o Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, em representação do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, do General  Comandante do Pessoal do Exército, do General Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, do Superintendente-Chefe representante do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, dos Embaixadores de França e de Angola, do Bispo das Foças Armadas e de Segurança, Dr. Rui Valério, dos Adidos de Defesa do Reino Unido, dos Estados Unidos da América, do Brasil, da França e da Alemanha, dum deputado da Assembleia da Republica da França, e de outros Oficiais Generais , muitos combatentes e familiares.
As cerimónias iniciaram-se com as alocuções do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues da entidade convidada – Almirante Leiria Pinto e da Ministra da Defesa Nacional. Seguiu-se a imposição de condecorações aos seguintes elementos:
– Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes – Grau Ouro;
– Bispo das Forças Armadas e de Segurança – Dr. Rui Valério;
– D. Duarte Pio de Bragança;
– Presidente da Câmara Municipal de Aljezur;
– Presidente da Câmara Municipal de Famalicão;
– Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz;
– Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Évora;
– Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Beja;
– Representante da Delegação da Liga dos Combatentes na Guiné Bissau;
– Porta-guião do Núcleo de Sintra da LC;
– Porta-guião do Núcleo de Leiria da LC;
– Porta-guião do Núcleo de Cantanhede da LC;
– Porta-guião do Núcleo de Vendas Novas da LC.
Realizou-se a seguir a entrega da 1.ª edição do Prémio Literário Liga dos Combatentes ao respetivo vencedor – Alberto Dias da Costa, com a obra “Vida e Morte na Guerra da Bolanha do Rio Mansoa” e de duas menções honrosas, prémios que foram entregues pela Ministra da Defesa Nacional.
Seguiu-se o desfile das Forças em parada, constituídas por um Batalhão com Companhias de militares dos três ramos das Forças Armadas, precedidas pela Banda da Armada e pelo Guião da Liga dos Combatentes.
Seguidamente procedeu-se à homenagem aos Mortos pela Pátria, com a deposição de coroas de flores pelas várias entidades presentes. Passou-se depois à Capela do Memorial, onde foi feita a entronização das imagens de Nª Sr.ª do Mar e de Nª Sr.ª do Ar pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, Dr. Rui Valério.
Os convidados entraram então no Forte do Bom Sucesso, onde se procedeu à inauguração da exposição ”Sobre a Terra e sobre o Mar – a Armada no Ultramar (1957-1975). Da parte da tarde realizou-se na sala “Aljubarrota” do Museu do Combatente um simposium subordinado ao tema “Sobre a Terra, sobre o Mar, a Armada no Ultramar (1957-1975)”, em que foram palestrantes vários oficiais de Marinha e Fuzileiros moderados pelo Almirante Leiria Pinto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui