A cerimónia presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu Eng.º João Paulo Gouveia e respetivos presidentes de Juntas de Freguesia. As entidades militares e forças de segurança, Diretor do IASFA, presidente da ADFA e demais instituições também nos honraram com as suas presenças.
A cerimónia começou com as boas vindas por parte do Presidente do Núcleo de Viseu, Tenente-coronel António Gabriel, ao que se seguiu uma breve explicação histórica de cada Talhão.  Posteriormente o Tenente-General Chito Rodrigues, usou da palavra focando o papel da Liga dos Combatentes na preservação das memórias. Por fim, a cerimónia de homenagem aos mortos com uma força militar do Regimento de Infantaria 14 e leitura da prece por parte do capelão, Major Marcelino Pereira.
O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes tem à sua responsabilidade 11 Talhões dos Combatentes. No âmbito do programa estruturante “Conservação das Memórias”, este ano, ficou definido fazer obras de manutenção em três deles: Talhão do cemitério de Abraveses; Talhão do cemitério de Ranhados; e Talhão do Cemitério Municipal de Viseu.
O Talhão de Abraveses à responsabilidade do Núcleo de Viseu desde 25 fevereiro de 1956, tem 8 campas e duas urnas exteriores. O Talhão de Ranhados à responsabilidade do Núcleo de Viseu desde 5 novembro de 1968, tem 6 campas e uma urna exterior. O Talhão do cemitério Municipal de Viseu, à responsabilidade do Núcleo de Viseu desde 16 dezembro de 1930, compreende uma área de 150 m2 incluindo um ossário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui