Núcleo de Viseu – “100 anos de história, um olhar sobre a imprensa escrita viseense”

0
527
O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes em 2023 comemora o seu centenário. Como segundo ato comemorativo, fez apresentação pública do seu livro de história. Livro, cujo título, “100 anos de história, um olhar sobre a imprensa escrita viseense”, tendo como autor da obra o presidente do Núcleo de Viseu, Tenente-coronel António Gabriel.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Liga dos Combatentes Tenente-general Chito Rodrigues, personalidade que prefaciou a obra. Em representação da Câmara Municipal de Viseu, esteve o Vice-Presidente Eng.º João Paulo Gouveia. Como é habitual, contou ainda com a presença das demais instituições viseenses.
O Vice-presidente da Câmara Municipal Viseu, Eng.º João Gouveia, usou da palavra para destacar o excelente trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Viseu e saudou a iniciativa de apresentar um livro da história da instituição.
O Tenente-general Chito Rodrigues, enalteceu o papel da Liga aos longo destes 100 anos, bem como a importância de umas Forças Armadas capazes e competentes e a necessidade da sociedade estar atenta aos conflitos armados que vão surgindo por toda a parte. Quanto à história do Núcleo e na qualidade de personalidade que prefaciou o livro, felicitou a obra, destacando a iniciativa.
O autor da obra, Tenente-coronel António Gabriel, começou por agradecer às entidades presentes, bem como a uma plateia que enchia o anfiteatro do Seminário Maior de Viseu, composta por sócios, amigos e cidadãos anónimos. Aquando da sua apresentação, explicou as razões que levaram a elaboração do mesmo, bem como, a sua estrutura. O livro consiste numa pesquisa em duas grandes fontes; por um lado, o que os 14 jornais viseenses escreveram sobre a instituições e os Combatentes em 100 anos; por outro lado, nos documentos existentes em arquivo, nomeadamente nas atas. Em destaque, falou sobre as atividades de apoio social, um dos pilares essenciais em 100 anos de história. E mais não apresentou, possibilitando aos leitores explorar as restantes façanhas históricas. Após a apresentação do livro, decorreu um ato de convívio e lazer com um Dão de Honra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui