No passado dia 8 de Julho, para assinalar a comemoração do seu sétimo aniversário, o Núcleo de Ribeirão inaugurou, junto à sua sede, na Praça de Santa Ana, um Mural com um Painel em azulejo alusivo à Grande Guerra junto ao Monumento de Homenagem às Mães e aos Combatentes do Ultramar, naturais daquela vila do concelho de Vila Nova de Famalicão. Para além do referido Painel foi também descerrada uma lápide metálica, a toda a largura do frontispício do edifício sede do Núcleo, com os nomes dos famalicenses e ribeirenses que tombaram ao serviço da Pátria naquele conflito mundial.
As cerimónias alusivas ao evento iniciaram-se com a celebração de uma Missa de Sufrágio pelos Combatentes falecidos, na Igreja Paroquial, celebrada por Monsenhor Manuel Joaquim que, durante a homilia, na simplicidade e humildade que o caracterizam, fez o enquadramento histórico das razões que levaram à eclosão da GG e ao mesmo tempo relacionou o flagelo da guerra com a Leitura da Profecia de Ezequiel, que relata a revolta do povo de Israel contra o Senhor. Posteriormente foram agraciados, com as medalhas das Campanhas e das Comissões Especiais, Combatentes naturais de Ribeirão. Houve lugar também à imposição de medalhas da Liga dos Combatentes de Honra ao Mérito Grau Ouro e Grau Prata, respetivamente, às seguintes individualidades: Dr. Paulo Cunha, Presidente da Edilidade Famalicense; Adelino dos Santos Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão; Monsenhor Manuel Joaquim, Pároco de Ribeirão e ao Prof. Manuel dos Santos Oliveira, antigo Vice-Presidente do Núcleo e ao antigo Vogal Manuel Rocha. Nesta cerimónia a Direção Central da LC esteve representada pelo Presidente, General Chito Rodrigues, acompanhado pelo Vogal Arqt.º Eduardo Varandas, verificando-se também a presença de várias autoridades civis e militares da Vila de Ribeirão e do Concelho de Vila Nova de Famalicão, designadamente, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Cunha, o Vereador da Cultura, Dr. Leonel Rocha; Presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, Sr. Adelino dos Santos Oliveira; o 2.º Comandante da Escola Prática de Serviços, TCor Guedes, marcaram também presença os Núcleos de Matosinhos, Penafiel, Marco de Canavezes e da Lixa da LC, o Presidente do Núcleo de Winnipeg, Canadá, Sr. Pedro Correia e o Presidente da ADAFA, Comendador José Arruda, muitos combatentes, suas famílias e população em geral. Depois de uma prece religiosa, proferida por Monsenhor Manuel Joaquim, foram colocadas coroas de flores, em honra dos que tombaram em defesa da Pátria, junto à base do Monumento e guardado um minuto de silêncio.
Seguiu-se no uso da palavra a filha de um combatente, Dr.ª Sílvia Correia, o Presidente do Núcleo de Ribeirão da LC, Sr. Ferreira dos Santos, o General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes e o Dr. Paulo Cunha, na qualidade de Presidente do Município de Famalicão.
Da alocução produzida pela filha do combatente realça-se a afirmação de que a guerra nunca acaba e que o seu pai tal como todos os outros foram uns heróis, por se dedicarem a uma luta de causas nobres em prol de todos. Concluindo dizendo que “os nossos pais precisam de ser reconhecidos em vida.”
O Presidente do Núcleo de Ribeirão, na sua intervenção, chamou particular atenção para a situação de miséria, fome e ausência de cuidados de saúde que afeta um universo considerável de combatentes, acabando por citar as palavras do Presidente da República, quando se dirigiu ao Primeiro-Ministro, por ocasião de uma cerimónia em Mafra, ao recomendar o apoio urgente aos combatentes.
O General Chito Rodrigues começou agradecer o apoio concedido ao Núcleo de Ribeirão pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia, para depois afirmar que a Liga dos Combatentes tem uma característica muito própria de festejar estes eventos: rezando pelos mortos, homenageando-os e honrando-os e ao mesmo tempo lutando pela dignidade dos vivos. “Recordamos o passado, festejamos o presente e acreditamos no futuro”, referiu a dado passo da sua alocução. Realçou a presença naquele espaço e naquele momento de quatro instituições que são o pilar da sociedade portuguesa: as Forças Armadas, o Município, como representante do Poder Local, a Igreja e a Liga dos Combatentes. A LC é uma Instituição que preza os valores da paz e da cidadania e promove a história. Felicitou, mais uma vez, o Presidente do Núcleo pelo seu extraordinário trabalho, terminando a sua intervenção recitando o poema Evocação, de sua autoria, retirado do livro Caminhos de que é autor. Por sua vez o Presidente da Autarquia Famalicense referiu que estávamos ali a homenagear aqueles que se bateram pela defesa da nossa Pátria, da nossa bandeira e dos nossos valores. Desejando que aquele lugar passasse a ser uma referência para as novas gerações, de molde a ficar bem vivo nas suas memórias o nosso passado histórico. Elogiou a conjugação de esforços, existente entre a Junta de Freguesia e o Núcleo, considerando que o Poder Local tem sido exemplar no apoio, ainda que muitas vezes simbólico, aos combatentes, não sendo acompanhado, infelizmente, nesse desiderato por outros poderes. Terminadas as intervenções entoou-se o Hino da Liga dos Combatentes, posto que se seguiu a inauguração do Mural e o descerramento da Lápide, conforme previamente programado. Seguiu-se a visita às instalações do novo posto médico procedendo-se à sua inauguração.
Seguidamente teve lugar um almoço de confraternização, num restaurante local, encerrando-se o evento cantando-se os parabéns ao Núcleo Aniversariante e a abertura do respetivo Bolo de Aniversário. As cerimónias militares foram prestadas por uma Força Militar da Escola Prática de Serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui