Entre a Liga dos Combatentes e Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) foi celebrado um protocolo em junho de 2018, tendo como objetivo proporcionar o transporte gracioso de restos mortais de Combatentes Portugueses, Tombados durante o conflito ultramarino, em Moçambique e Angola. O Protocolo constitui um apoio às Famílias dos Combatentes que promovam a sua transladação para Portugal, isentando-as do pagamento dos custos inerentes ao transporte por via aérea pela TAP para Portugal. A Liga dos Combatentes, quando solicitada pelos familiares do Militar Tombado e em processo de trasladação, estabelecerá contacto com a TAP e com a agência funerária a que for cometida a ação de repatriamento dos restos mortais, informando os contactos que a TAP lhe indicou, quer em Moçambique quer em Angola, a fim de ser administrativamente processado o transporte gracioso da urna contendo os restos mortais.
Esta regalia concedida pela TAP não contempla repatriamentos da Guiné, em virtude do embargo de carga comercial à saída da Guiné-Bissau, por razões de natureza de segurança operacional impostas pela Autoridade Nacional da Aviação Civil. Este protocolo contempla o transporte gracioso até 20 urnas ano e tem a validade de dois anos, renováveis.
A Liga dos Combatentes saúda a disponibilidade da TAP para este apoio às Famílias dos Combatentes a trasladar, salientando o elevado espírito de colaboração da Transportadora Aérea Portuguesa e o singelo mas distinto apoio que presta às Famílias empenhadas no processo de repatriamento, com origem em Moçambique ou em Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui