O Núcleo de Marco de Canaveses realizou no passado dia 23 de julho a já tradicional Cerimónia de Homenagem aos 48 Combatentes Marcuenses Mortos na Guerra do Ultramar (1961-1975).
Como habitualmente, a referida cerimónia decorreu junto ao Monumento em memória daqueles antigos militares que se encontra situado na Praça dos Combatentes do Ultramar. O ato, de grande significado para todos os marcuenses Combatentes, contou com a presença de diversas individualidades, civis, militares e com uma força do Regimento de Transmissões, da cidade do Porto.
Presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses — Dr.ª. Cristina Vieira, teve a participação do Comodoro José António Croca Favinha, em representação do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, do Major-General Carlos Manuel Matos Alves, em representação do General Chefe do Estado-Maior do Exército e do Tenente-coronel Ricardo Peralta, em representação do General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea. Contou igualmente com a presença do Tenente-coronel Alberto Correia, em representação do Comandante do Regimento de Transmissões, do Vice-Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes — Major-General Fernando Aguda, do Major-General Diamantino Correia, o Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana — Sargento-ajudante Rui Pinto, do Segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses — Rui Manuel Gonçalves de Sousa e do Presidente da Direção do Núcleo de Marco de Canaveses da Liga dos Combatentes — Dr. António Moreira Ferreira.
Estiveram ainda presentes, o Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes e representantes dos núcleos de Penafiel, Ribeirão e Vila Meã com os respetivos guiões. Participaram ainda nesta cerimónia os Vereadores da Câmara Municipal — Nuno Pinto e Mário Luís e os Presidentes de Junta de Freguesia de Marco, Penhalonga e Paços de Gaio, Constance e Sande e S. Lourenço do Douro.
A cerimónia teve início com o hastear da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional, seguindo-se as intervenções do Presidente do Núcleo de Marco de Canaveses, do Vice-Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes e por último, da Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
Procedeu-se em seguida à cerimónia militar de homenagem aos marcuenses mortos na Guerra do Ultramar com o toque de Silêncio, toque de Homenagem aos Mortos e o toque de Alvorada. 
Seguidamente procedeu-se à entrega de 11 medalhas das Campanhas das Forças Armadas a igual número de Combatentes marcuenses.
A cerimónia foi encerrada com o toque do Hino da Liga dos Combatentes.
Para culminar o programa, foi servido o almoço, no Restaurante Magalhães, situado no centro da cidade aos convidados, Combatentes e familiares que aderiram a esta Cerimónia.
Fotos: CM de Marco de Canaveses

1 COMENTÁRIO

  1. Falam em Medalhas de Campanhas mas, não foi o que me descontaram no PRÉ em 1970 conforme a Ordem de Serviço.
    Já nessa altura havia interesses em manter a Guerra no Ultramar Português ”GUERRA SUBERSIVA ou de GALÕES e de GAMANÇOS”, na CCS do Bat. Caç. 2860 – em Angola Cazombo 1969 e Gabela 1970, o capitão – 1º. sargento – furriel, foram punidos e enviados para Luanda.
    Sou de S. João da Madeira e a Câmara PS, veio a adquirir uma chaimite cuja entrega foi oficiosa num espaço a que deram o nome ”Praceta do Poder Local”.
    Agora esta mesma Câmara pretende mudar o monumento Humberto Delgado de onde está, para a Praça Luís Ribeiro (centro desta Cidade) desprezando Todos os Combatentes da Guerra do Ultramar Português.
    Escabulhei e lá encontrei algo sobre o ”general sem medo” Humberto Delgado em 1961, ano em que iniciou a Guerra em Angola e mais tarde passou para a Guiné e Moçambique – o que vim a imprimir.
    Apenas pretendo Respeito por Todos Nós e os que Tombaram e por lá ficaram abandonados e desprezados.
    Estou sempre disponível para o Bem da Nossa Pátria por quem nos debatemos para defender os seus interesses ”um por todos e todos por um”.
    Um grande Abraço, MFAmado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui