Exposição “Jósef Pitsudski um homem de Estado da Polónia e da Europa”

0
1332

Após aprovação pelo Presidente da Liga dos Combatentes para que a Embaixada da Polónia pudesse promover no Museu do Combatente a exposição “Jósef Pitsudski – Um homem de Estado da Polónia e da Europa”, no âmbito das celebrações do 100.º aniversário da Restituição da Independência da Polónia, iniciaram-se os trabalhos de preparação da mesma entre a Katarzyna O’Neill, especialista para a Diplomacia Pública da Embaixada da República da Polónia em Lisboa e Isabel Martins do Marketing do Museu do Combatente, considerando os aspetos expositivos de que foi responsável a Katarzyna O`Neill e a logística e programação do evento pelo marketing, no intuito de a inauguração ser no dia 10 de janeiro, como aconteceu.
O evento iniciou-se em frente ao Monumento aos Combatentes do Ultramar com deposição de coroa de flores pelo Sr. Embaixador, ouvindo-se os toques do Silêncio, aos Mortos e Alvorada, seguidos pelo Hino da Liga dos Combatentes.
Seguidamente e conduzidos pelo Coronel Lucas Hilário, Secretário Geral da Liga dos Combatentes, que acompanhou o Embaixador e presentes na visita às diferentes exposições do Museu do Combatente, secundado pelo marketing com o acompanhamento dos visitantes estrangeiros em inglês e francês, iniciou-se a visita pela História da Aviação no Séc. XX terminando na Trincheira que todos apreciaram dado o clima realista que traduz a permanência dos soldados portugueses nas trincheiras da Flandres. Na Sala Aljubarrota, a exposição foi aberta depois dos discursos do Embaixador – Jacek Kisielewski e do Majo-general Fernando Aguda, Vice-presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes (devido à ausência no estrangeiro do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues). O Embaixador da Polónia agradeceu as presenças e fez um comentário sobre o Marechal Pitsudski, que faria 150 anos, sendo que foi o principal obreiro da reunificação e independência do seu país.
Após a projeção do filme que mostrou a passagem do Marechal pela Ilha da Madeira por um período de 3 meses, o encontro com o então Presidente da República de Portugal Marechal Óscar Carmona que lhe atribuiu a Medalha de Torre e Espada – Valor, Lealdade e Mérito, as atividades do Marechal na Madeira onde permaneceu instalado na Casa Bettencourt, da homenagem dos responsáveis da ilha com um busto e uma rua com o seu nome, tomou a palavra o Vice-presidente da Liga dos Combatentes, Major-general Aguda.
Agradecendo a presença do Embaixador Sr. Jacek Junosza Kisielewski, do Adido Adjunto da Defesa da República da Polónia, que veio propositadamente de Paris para o evento, Wojciech Reszka, e de todos os presentes, falou sobre a satisfação da Liga em receber esta exposição que aproxima os combatentes da Polónia e de Portugal, sendo que os dois países são parceiros da FMAC (Federação Mundial de Antigos Combatentes), organização mundial de antigos combatentes cujo atual Vice-presidente é um general Polaco, esperando que esta exposição contribua para o estreitar de relações entre os dois países.
Dos presentes estiveram alguns diplomatas da Embaixada da Polónia, Brigadeiro General Maurício Raleiras, representando o General CEMGFA, Tenente General Mimoso de Carvalho, representando o General CEMFA, Vice-Almirante Mourão Ezequiel, Diretor da Comissão Cultural da Marinha em representação do Almirante CEMA, Major General Flambó representando o General CEME , vários membros da Direção Central da Liga dos Combatentes, um representante da Secção do Exército/Força Aérea da Embaixada dos Estados Unidos, o Adido de Defesa e Naval do Brasil, o Adido de Defesa da Embaixada de França, o Adido de Defesa da Embaixada da Argélia, o Adido de Defesa, Militar, Aeronáutico e Naval da Embaixada da Roménia, o Adido de Defesa, Militar, Naval e Aeronáutico da China e o Secretário Adido da mesma Embaixada, o Diretor da Comissão Cultural de Marinha, a Capitão Luísa Abreu representante da Academia da Força Aérea e vários Núcleos da Liga dos Combatentes. Já no Gabinete do General Presidente da Liga foram trocadas lembranças tendo o Vice-presidente oferecido ao Embaixador uma medalha, símbolo da Grande Guerra – um capacete em 3 dimensões da Grande Guerra, e o Sr. Embaixador retribuído com um livro sobre a História da Polónia.
No final foi servido aos presentes, e com a qualidade que a caracterizam, um cocktail oferecido pela Embaixada da Polónia , no bar de armas do Museu do Combatente.
Agradece-se a colaboração da Liga dos Combatentes (Domingas Pereira, no envio dos convites e pela coordenação com o marketing do seguimento dos mesmos, bem como de Hugo Gonçalves com as fotografias que recolheu para documentação da cerimónia). Um agradecimento ao Dept. de Logística na preparação das instalações para o evento, conforme o solicitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui