No passado dia 04 de junho, o Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes celebrou o seu 9º aniversário numa parceria com a Junta de Freguesia de Febres, tendo sido efetuada a cerimónia de inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar daquele lugar e impostas várias condecorações (Medalha das Campanhas) a antigos Combatentes que serviram Portugal em Angola, Guiné e Moçambique. A cerimónia foi presidida pelo Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues (Presidente da Liga dos Combatentes) e contou ainda com a presença de diversas entidades civis e militares da região, onde se destacam a Presidente da Câmara de Cantanhede – Dr.ª Helena Teodósio, o Comandante do Regimento de Infantaria 10 de São Jacinto (Aveiro), e Presidentes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Aveiro, Coimbra e Oliveira do Bairro, entre outros, bem como cerca de 80 antigos Combatentes e respetivos familiares.
A cerimónia iniciou-se com o hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se uma breve descrição do monumento pelo autor do projeto (António Fresco), sendo descerrado de seguida pelas entidades convidadas (TGen Chito Rodrigues e Dr.ª Helena Teodósio). Seguiu-se a bênção do monumento pelo pároco da freguesia e a homenagem aos mortos com a deposição de uma coroa de flores.
Ainda no âmbito da cerimónia, foram atribuídas medalhas comemorativas a antigos Combatentes de Febres. Após a cerimónia foi servido um Almoço-convívio num restaurante local onde estiveram presentes entidades, antigos Combatentes e respetivos familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui