A LIGA DOS COMBATENTES, inicialmente designada por Liga dos Combatentes da Grande Guerra, foi fundada em 1921. Constituem objetivos da LIGA DOS COMBATENTES: a. Promover a exaltação do amor à Pátria e a divulgação, especial entre os jovens, do significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa intransigente dos valores morais e históricos de Portugal; b. Promover o prestígio de Portugal, designadamente através de ações de intercâmbio com associações congéneres estrangeiras; c. Promover a proteção e auxílio mútuo e a defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos sócios; d. Cooperar com os órgãos de soberania e da Administração Pública com vista à realização dos seus objetivos, nomeadamente no que respeita à adoção de medidas de assistência a situações de carência económica dos associados e de recompensa daqueles a quem a Pátria deva distinguir por atos ou feitos relevantes praticados ao seu serviço; e. Criar, manter e desenvolver departamentos ou estabelecimentos de ensino, cultura, trabalho e solidariedade social em benefício geral do País e direto dos seus associados.
Uma obrigação que já devia ter sido comtemplada há muito tempo. Mas como diz o ditado mais vale tarde do que nunca
Como já fui associado da Liga e como fui tratado com os meus problemas, resolvi sair, e até agora vejo tudo na mesma, não recebo nada, perdi um emprego numa companhia de seguros, para ir para a tropa quando voltei de Angola fui preterido no emprego porque os lugares eram para os retornados, enfim como muitos combatentes fui usado e descartado por este País!
Serä que finalmente os combatentes que serviräo a pätria iräo ter algum reconhecimento?Espero que sim
DE ACORDO
1. O montante anual de suplemento especial de pensão atribuído de acordo com os seguintes critérios:
a. 50% do salário mínimo nacional na função pública aos Combatentes que detenham uma bonificação de tempo de serviço de 11 meses;
b. 75% para tempo de serviço entre 12 e 23 meses;
c. 100% para tempo de serviço igual ou superior a 24 meses.
Porque este descriminação?
TODOS arriscaram vida quer estivessem um dia ou dois anos no teatro de guerra, e teatro de guerra era ttodo o território de Angola, Moçambique ou Guiné.
Não acredito que este governo nos conceda tudo isso.
Como pretende a Liga dos Combatentes, ser apoiada pelos directamente interessados? O grosso dos combatentes têm mais de 65 anos de idade, sendo que uma boa parte faz 80 anos no ano que agora iniciou,
já não terão certamente muita disponibilidade para conversas reuniões mas há muitos dispostos a lutar por uma causa é justa e que não põe em causa estabilidade económica do País. Os políticos, sabem muito bem, quando querem,´arranjar os recursos necessários, sem sacrificar os salários. Há sempre como se provou recentemente, outros caminhos.
Com os melhores cumprimentos, fico a aguardar as vossas iniciativas.
A bem da Nação
Espero e desejo,,que o estatuto,,do combatente seja aprovado,, e que haja alguma,,igualdade,,de direitos para todos os combatentes,, seria de toda a justiça,,que os ex veteranos do ultramar,,tivesse alguns beneficios,,,os combatentes do ultramar,,em especial,,a tropa rasa,,e furrieis,,,são os mais prejudicados,, em termos de direitos,,quer na saude,,quer em qualquer beneficio,,de natureza economica,,,á veteranos,,a ganhar,,,menos que o ordenado,,minimo nacional,,,isto é muito vergonhoso,,para o estado,,e para a classe politica,,nunca hauve,,,nas forças armadas,,piores sacrifiçios..que aquelas..que estiveram..13 anos em guerra,,com imensas mortes e mutilados,, é mais que justo,,que seja aprovado,,este decomento,,com algumas regalias,,para os veteranos,,,que o Tenente General,,vença esta batalha,,que é de inteira justiça,,mas já vem muito tarde..um bem haja a todos…
Sou ex combatente com incorporação em 1963.
Tenho estado ausente e agora preciso integrar-me na convivência do ex combatente.
Há muitas coisas de que não tenho conhecimento.
Agradeço me informem de tudo o que poderei usufruir e todos os passos a dar para isso.
Muito obrigado
Considero que os benefícios acima discriminados devem ser a partir dos 65 anos e não 75, porque aos 75 já muitos morreram antes com necessidades
.
Tudo muito bonito e ´já uns avanços. Espero que se tenha lembrado que nas Regiões da Madeira e Açores não há Hospitais Militares. Além disso parece que o assunto só vai ser regulamentado em 2020 ou será em 2021 ? pelo que só entra em vigor no seguinte. Entretanto já morreram mais umas centenas e o Governo esfrega as mãos pois a despesa vai sendo cada vez menor.
Os ex combatentes deste País são os mais maltratados dos Países desenvolvidos.
Amigos peço uma informação: fui combatente no Ultramar Português (Angola) desde 1966/1968 e nunca recebi aquele subsidio ou lá como se chama (aquele que julgo foi instituído por Paulo Portas), como posso requerer esse subsidio? Já estive no departamento de mobilização do Norte e mandaram-me à ADFA (Associação dos Deficientes das Forças Armadas) mas como não sou deficiente não me puderam resolver o assunto:Se alguém me puder esclarecer o que tenho que fazer fico muito grato.
Obrigado e um abraço/Custódio Claro da Silva Gomes 1º Cabo 342/65 Agrupamento de Engenharia de Angola/ Compª de Equipamento Mecânica e Manutenção. .\\.
:
Deve dirigir-se ao Centro de Recrutamento e Mobilização ou quartel mais próximo da sua residência. Levar documento de identificação militar (Caderneta ou cartão) e pedir inscrição na Entidade onde recebe pensão de reforma. Caso ainda não tenha declaração do tempo de serviço militar, deverá pedir em: https://eportugal.gov.pt/servicos/realizar-o-pedido-de-contagem-do-tempo-de-servico-militar-para-antigos-combatentes
Para quando o estatuto do combatente com todas os itens descritos.Ontem já era tarde
Eu sou deficiente das forças armadas, e gostava de saber a razão por que
não foi criada uma isenção do pagamento de portagens para todos os deficientes.
Porquê não terem também isenção das taxas do IMI , bem com nos transportes coletivos (o mesmo desconto como na CP).
E uma mesma isenção para as pessoas que lidam com estes deficientes.