Cerca de 20 mil livros acondicionados em 349 caixas, com um peso total de cerca de seis toneladas e meia, seguiram no dia 26 de março de 2021, com destino a São Tomé e Príncipe tendo por objetivo de apoiar com estes recursos materiais e didáticos, uma gama alargada de alunos das escolas locais e outros leitores São-Tomenses.
A iniciativa solidária juntou o Núcleo de Loulé da Liga do Combatentes, com a Rede de Bibliotecas do Município de Loulé ao redor da campanha “Livros Solidários para São Tomé”, com organização do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes e da Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé, contando ainda com o apoio da comunidade das escolas públicas e privadas do concelho de Loulé (Escola Profissional de Alte e Colégio Internacional de Vilamoura), da Biblioteca Municipal de Loulé e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, bem como do imprescindível apoio logístico da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.
A ideia nasceu no ano letivo de 2020 inscrita no âmbito da “Semana da Leitura” que se realiza anualmente naquele País por alturas de março, procurando honrar o desejo solidária que percorreu a sociedade de Loulé em conduzir uma campanha de recolha alargada de livros de diferentes temáticas e para diferentes escalões etários, com o objetivo de apoiar aquele evento anual que ocorre em São Tomé e Príncipe.
O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes cedo se envolveu no processo de recolha dos livros e com iniciativa se aliou à Rede de Bibliotecas de Loulé e Agrupamentos Escolares do Concelho, que tinham iniciado uma campanha paralela a carecer de sustentação – sobretudo logística, daí «surgindo um bom casamento» e conjugados esforços, diligências que a Câmara Municipal de Loulé naturalmente apoiou.
A ponte familiar existente entre o Presidente do Núcleo de Loulé e a Escola Portuguesa em São Tomé e Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPSTP-CELP), Entidade que vai receber os livros, constituiu-se desde logo numa abonação de cooperação profícua e institucionalmente sustentada, caso a iniciativa obtivesse o adequado êxito na “recolha” dos livros e fossem proporcionadas as condições de transporte destes em tempo oportuno e adequadas condições, premissas que se concretizaram e possibilitaram esta “cooperação”.
Manuel Costeira, presidente do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, em complemento da sua dedicada colaboração a esta iniciativa e empenho pessoal na mesma, esclareceu que será a “Escola Portuguesa”, neste momento dirigida pela Dr.ª Manuela Costeira, «a fazer a distribuição equitativa dos livros, por todas as escolas e bibliotecas de São Tomé e Príncipe».
A recolha começou em 2020, prolongou-se por dois anos letivos (2019/2020 e 2020/2021), mas só em 2021 foi possível que tantos e tão diversificados livros pudessem seguir viagem com rumo ao seu destino de oferta.
No dia 21 de março, três carrinhas, cedidas pela Câmara de Loulé, foram carregadas com todos os livros que seguiram para o Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa.
Daí, partiu no dia 26 um voo da Força Aérea, rumo a São Tomé, voo que constitui mais um apoio recebido e o qual merece o nosso grato regista e agradecimento à FAP:
Para que tudo corra bem na receção dos livros, bem como em eventuais eventos que a sua distribuição suscite, foi dado conhecimento ao Senhor Embaixador de Portugal e ao Adido de Defesa Militar junto da Embaixada de Portugal em S. Tomé.
Presidente do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes
Manuel Costeira
1º Sarg Cavª/Ref

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui