Dia de Portugal 2017- Porto

0
1097
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Dia das Forças Armadas. Neste dia, em que se conjugam verdadeiramente estes quatro símbolos nacionais, dá-se ênfase ao fator militar e a sua ligação ao povo português. De facto, a cerimónia militar presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas foi o momento importante do dia no Porto. Recebido com todas as honras, perfilou perante a continência das forças em parada, com uma salva de 21 tiros efetuados por um navio da Armada, após o que passou revista às forças em parada dos três Ramos.
Presentes as mais altas figuras do Estado, para ouvirem dois discursos, prestarem homenagem aos militares caídos ao serviço de Portugal, com os toques de honra aos mortos em combate, seguido de prece religiosa, momento de silêncio e toque da alvorada. Seguiu-se a condecoração de três militares, um de cada ramo das Forças Armadas.
Os dois discursos tiveram características diferentes. O orador convidado Prof. Dr. Sobrinho Simões debruçou -se sobre as relações entre o homem português e o mundo. A sua influência no ambiente global terminando pela caracterização do homem português, suas  qualidades e seus defeitos. O senhor Presidente da República numa curta intervenção mas de profundo significado, sublinhou os feitos históricos de Portugal em armas, os valores fundamentais sempre defendidos pelas Forças Armadas e terminou com uma mensagem incentivadora e de esperança no futuro.
O desfile das Forças em parada com que terminou a cerimónia demonstrou as capacidades humanas e de materiais dos três ramos. No bloco de estandartes viu- se incluído o estandarte da Liga dos Combatentes. De assinalar igualmente o desfile de cerca de 120 combatentes representando a Liga dos Combatentes e mais nove Associações de Combatentes, coordenados pelo Tenente-coronel Álvaro Diogo em ligação com a Presidência da República. Desfilaram imediatamente atrás do Bloco de Estandartes e da Guarda de Honra, sob os aplausos dos presentes e da população em geral.
No final sua o Presidente da República fez questão de cumprimentar todos os  combatentes e deixar- lhes mensagens de incentivo e de agradecimento pelos serviços prestados ao país.
Entre as entidades presentes e acompanhando os combatentes esteve também o Presidente da Liga dos Combatentes – General Joaquim Chito Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui