No passado dia 10 de abril de 2023, o Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes, realizou junto ao Monumento aos Combatentes do concelho de Tábua, a Cerimónia do Dia Nacional do Combatente e do 105.º Aniversário da Batalha de La Lys, inserida nas comemorações dos 170 anos do Concelho de Tábua. A Cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara de Tábua, Dr. Ricardo Cruz.
Estiveram ainda presentes, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Nuno Tavares, Vereadores da Câmara Municipal de Tábua, Major Vasconcelos em representação do Comandante, do RI14, Coronel José Manuel Figueiredo Moreira, o Capitão António Correia Ferreira, um combatente com dez anos de Guerra do Ultramar e condecorado com duas Medalhas Cruz de Guerra, uma de 1.ª Classe (Guiné) e outra de 4.ª Classe (Angola), o Comandante do Posto da GNR de Tábua, Primeiro-Sargento Luís Lages, a Dr.ª Sandra Mena, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, Presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha, Presidentes de Juntas e União de Freguesias, representantes das Associações de Combatentes do Concelho de Tábua e de Penacova, membros da comunicação social, outras entidades civis e religiosas, Combatentes, familiares e amigos.
A cerimónia teve o seguinte programa: 9H00 – Missa de sufrágio pelos combatentes tabuenses já falecidos na Igreja Matriz de Tábua. 10H15 – Concentração dos convidados e combatentes junto ao Monumento aos Combatentes. 10H25 – Chegada das Altas Entidades convidadas. 10H30 – Início da Cerimónia com o Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cruz a receber as Honras Militares, prestadas por uma Guarda de Honra composta por militares do RI14. – Homenagem aos combatentes falecidos, com a deposição de coroas de flores. – Leitura da prece pelo Padre Paiva. – Alocução do Presidente do Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes, Primeiro-Sargento Armando Pereira Costa. – Alocução do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Dr. Ricardo Cruz – Apresentação de um texto pela aluna Leonor Figueiredo, do 10,º Ano da Escola Secundária de Tábua. – Imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, a Combatentes da Guerra do Ultramar, 1961 – 1975.
Foram impostas as medalhas aos seguintes Combatentes: Américo Jorge de Jesus, com a legenda, Angola 1963 – 1965. José de Matos da Silva, com a legenda, Angola 1971 – 1973. Manuel Pereira Correia, com a legenda, Angola 1972 – 1974, Fim da cerimónia. 11h30 – Apresentação do Talhão dos Combatentes, pelo Presidente da Câmara, no Cemitério Municipal de Tábua.” (Fotos do Combatente Manuel Pereira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui