Decorreu no Forte do Bom Sucesso, em Belém, em 10 de junho de 2025, junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar, a cerimónia comemorativa do 10 de junho, Dia de Portugal.
A cerimónia a cargo da Comissão Executiva para a Homenagem ao XXXII ENCONTRO NACIONAL AOS COMBATENTES, organizou e convidou todos os Portugueses a participarem no Dia de Portugal e nas Comemorações em memória dos seus Combatentes.
Do programa constaram vários momentos distintos. Uma missa campal, por intenção de Portugal e de sufrágio pelos seus mortos, celebrada pelo bispo da Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis, com a participação do Grupo de Cante Alentejano da GNR, a evocação alusiva à cerimónia pelo Coronel Comando Paulo Pipa de Amorim, uma cerimónia inter-religiosa católica e muçulmana, a homenagem aos Mortos e deposição de flores. No final foi entoado o Hino Nacional pela Banda da GNR (com salva protocolar por navio da Armada) e a passagem de aeronaves. No final decorreu a visita pelas lápides, onde estão inscritos os mais de nove mil militares que serviram e não voltaram, mas que os seus nomes “gravados na pedra”, perdurarão pelos anos vindouros.
A cerimónia de oração e homenagem inter-religiosa foi, à semelhança de anos anteriores, uma cerimónia conjunta com a participação do capelão Benjamim por parte das Forças Armadas e do sheik Munir, imã da Mesquita de Lisboa, e líder da comunidade islâmica. Esta oração de homenagem foi destinada aos antigos combatentes e em especial, a todos os combatentes que tombaram nos teatros de Angola, Moçambique e Guiné, onde “muitos destes combatentes eram muçulmanos, e as suas convicções religiosas não os impediram de combater por Portugal”, e muitos por “lá morreram”.
As celebrações do 10 de junho, em Belém foram realizadas em simultâneo com as celebrações em Lagos onde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de cumprimentar os ex-Combatentes, e à semelhança do ato, também o bispo da Diocese das Força Armadas deixou aos antigos Combatentes presentes a saudação de que, “hoje aqui, também apresento cumprimentos em nome do Senhor Presidente”.
O Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes contou com a participação da Direção e Sócios do Núcleo que disseram assim “Presente” às comemorações.