Decorreu em Belém, em 29 de maio de 2025, junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar, a cerimónia comemorativa do Dia das Operações de Paz e Humanitárias, na qual é evocado o serviço militar pela Paz e são homenageados os militares portugueses e elementos das forças de segurança falecidos, no âmbito das missões internacionais levadas a cabo pela ONU, NATO e UE. Neste dia são reafirmados publicamente os capacetes azuis, como forças de manutenção de paz das Nações Unidas, não só militares, mas civis e forças militarizadas que trabalhando em conjunto, asseguram a paz e a segurança mundiais.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Nunes da Fonseca, e contou com a presença de distintas entidades Nacionais e Internacionais que se quiseram associar, bem como representantes dos três Ramos das Forças Armadas, adidos, associações de militares e de Combatentes, Núcleos e Porta-guiões da LC e instituições convidadas.
Do programa constaram as tradicionais Honras Militares contando estas, com um Batalhão conjunto dos 3 ramos das forças Armadas, integrando componente das forças militarizadas evocadas na cerimónia (PSP e GNR).
Terminados os discursos a cargo, este ano do orador convidado Tenente-general Francisco Xavier Ferreira de Sousa (Sócio Combatente n.º 160.851), foram publicamente reconhecidos, os militares e civis que, por trabalhos e ações em defesa dos Combatentes e da LC, mais se distinguiram. Momento alto a entrega do Diploma de Sócio Honorário da instituição ao Sócio Combatente n.º 94.822 e Presidente da LC, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, e ainda nesta cerimónia, para orgulho do nosso Núcleo do Seixal em particular, a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito (grau Ouro) ao nosso Sócio Combatente do Núcleo do Seixal da LC, Coronel TOCART Paulo Gonçalves.
Após a cerimónia, e já no interior do Museu do Combatente, decorreu a inauguração de duas exposições, subordinadas aos temas «Mulheres de Moçambique», da autoria de Maria Condeço, e «Retrospetiva» de Isabel Martins.
No final do dia, inserido no Programa “Fim do Império, Missões de Paz e Humanitárias” um momento de tertúlia. Este momento de especial significado e intitulado «Afeganistão – Testemunhos da presença das Forças Nacionais Destacadas Portuguesas», foi desenvolvido graças à especial participação de dois militares, Major-general Luís Monsanto e do Coronel Paulo Roxo, que serviram Portugal no Afeganistão e que contaram a sua experiência neste teatro de operações.
O Núcleo do Seixal contou com a participação da Direção e Sócios que disseram assim “Presente” às comemorações.