No 2.º Trimestre de 2025 o leque de atividades lúdicas, recreativas e culturais organizadas e direcionadas para os associados do Núcleo e familiares, foi diversificado e criou recordações reais, que permanecerão para sempre nas respetivas memórias e que são motivo de regozijo e de motivação acrescidas para o cumprimento da missão do Núcleo e que vão ao encontro dos valores que são os pilares da Liga dos Combatentes.
As alunas da Escola Secundária de Canelas, em colaboração com o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, produziram um vídeo emocionante, acessível no Youtube, com base em testemunhos de antigos combatentes, nossos associados, no qual deram corpo e voz à história do 25 de Abril de 1974. Através dos olhos e das palavras de ex-combatentes, recordamos uma época de dor, luta e, finalmente, esperança. São testemunhos reais, profundos, que tocam o coração e nos recordam e remetem para o valor e preço da liberdade que hoje temos por garantida. A nossa juventude aprende da melhor forma, ou seja, com os heróis de ontem, através de uma ponte que se estabeleceu e permanece entre gerações, entre memórias e futuros, porque a liberdade conquista-se todos os dias — e lembrar é também resistir.
A 22 de maio o Núcleo conduziu um passeio de barco do Porto à Régua para 70 associados e familiares, que incluiu pequeno-almoço, aperitivo e almoço a bordo e duas eclusagens nas barragens de Crestuma-Lever e Carrapatelo. O regresso ao Porto foi efetuado de autocarro. A fazer fé nas palavras dos participantes, tratou-se de um evento muito agradável e inolvidável, que ficará nas respetivas memórias pelo requinte do serviço, das magníficas paisagens oferecidas pelas encostas e socalcos do Douro, do convívio social proporcionado, bem como pela experiência única de participar numa eclusagem.
A 23 de maio foi inaugurada, no Palacete Visconde Pereira Machado, sede do Núcleo, uma exposição de fotografia, intitulada «Olho Vivo», do fotógrafo, sócio apoiante, Eduardo Teixeira de Sousa, que se define como um fotógrafo de rua e de viagens. A inauguração contou com a presença dos Órgãos Sociais e cerca de 100 associados do Núcleo. A exposição esteve patente até 13 de junho, com entrada livre. O fotógrafo é embaixador oficial do popular site de fotografia 500px e o seu trabalho tem sido selecionado e publicado por editores numa diversidade de sites fotográficos, revistas e jornais, quer nacionais, quer internacionais. O seu trabalho poderá ser visto em www.edtsousa.com e no Instagram: @edtsousa.
Sobre o epíteto de “Vamos Ver os Aviões”, o Núcleo organizou e conduziu uma viagem e Visita a Base Aérea n.º 5, em Monte Real, em 28 de maio, para um máximo de 50 pax, estabelecido pela Unidade Militar, e ao Museu do Vidro da Marinha Grande. No período da manhã a visita à Base Aérea incluiu a receção, brífingue, relógio de sol, hangares das inspeções e de manutenção e esquadra 201 de caças F-16, o must da Unidade. Seguiu-se o almoço no refeitório da Unidade e a despedida formal. De seguida rumamos à Marinha Grande para nos deleitarmos com as peças sublimes esculpidas na memória dos tempos pelos artífices desta extraordinária arte, e expostas no Museu do Vidro desta localidade.
O Núcleo realizou mais uma matiné solidária de fados que reuniu cerca de 60 associados e familiares, na monumental escadaria do palacete Visconde Pereira Machado, no dia 30 de maio de 2025, com o apoio da Associação de Guimarães de Fado e atuação dos fadistas Vera Lima e Mário Bruno e dos instrumentistas Daniel Oliveira (Guitarra Portuguesa – Estilo Lisboa) e Luís Teixeira de Campos – Viola de Fado).
O Núcleo associou-se à Peregrinação Militar Nacional a Fátima, no dia 6 de junho, com uma participação de cerca de 40 pessoas, incluindo elementos dos Órgãos Sociais, Corpo de Voluntários, funcionários e Porta Guião do Núcleo. Este evento incluiu a viagem, as cerimónias religiosas junto à Nossa Senhora na Capelinha das Aparições, eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade e um almoço convívio no Restaurante Arcos de Fátima. Foram momentos de introspeção, oração perdão e rejuvenescimento, neste local sagrado.
Tendo em vista suscitar a curiosidade do público em geral e dos turistas em particular, foi colocado um manequim com o uniforme camuflado do Exército e o rosto pintado pela sócia e artista Ana Paula, o «Zé Maria», à entrada do Palacete, bem visível do exterior. De igual modo continuamos a melhorar a disposição dos materiais, equipamentos e armamento na sala da GG através da aquisição de armeiros para exposição das várias armas no interior das vitrines.
Demos o nosso contributo significativo organizando e participando em cerimónias religiosas, civis e militares, e mantivemos uma forte presença nas redes sociais, comunicação institucional, entre outros meios, divulgando os nossos eventos, contribuído deste modo para o fomento da imagem e da visibilidade quer do NPLC, quer da LC. Este vigor só é possível devido ao trabalho e coesão dos Órgãos Sociais, Funcionários e Corpo de Voluntários do Núcleo, que com espírito de missão e profissionalismo, permitiu um crescimento sustentado e continuado mensal superior a 43 novos sócios e de 7 reativações. Continuamos a honrar os mortos e cuidar dos vivos. Jocelino Bragança Rodrigues, Coronel





