No passado dia 17 de julho, na Casa de Mateus, o Município de Vila Real prestou uma justa e sentida homenagem ao Núcleo de Vila Real da Liga dos Combatentes (NVRLC), no âmbito das comemorações do Centenário da Elevação de Vila Real a Cidade. Num momento de profundo simbolismo e reconhecimento, foi atribuída ao NVRLC a Medalha do Centenário da Cidade de Vila Real, distinguindo a sua presença marcante na vida cívica e histórica do concelho.
No dia 20 de julho decorreu no auditório do Teatro Municipal de Vila Real, a cerimónia de distinção do NVRLC, tendo sido condecorado com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, que contou com a presença de diversas entidades civis e militares. Esta distinção reflete o apreço da autarquia pelo trabalho contínuo, meritório e de proximidade do NVRLC, nomeadamente no apoio aos Antigos Combatentes, suas famílias e na preservação da memória histórica e dos seus valores patrióticos.
O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, sublinhou a importância da Liga como “um pilar de solidariedade e de preservação da memória coletiva, cuja ação merece o mais alto reconhecimento do Município”.
Releva-se o reconhecimento e condecoração a título póstumo, do Tenente-coronel “Cmd” José Gaspar, distinto militar Vilarealense e antigo Presidente do NVRLC, tendo contado com a presença de vários elementos da Associação de Comandos.
O NVRLC, com legado secular ao serviço dos que serviram Portugal, reafirma com estas distinções o seu compromisso com os valores de coragem, lealdade, serviço social e público.



