Para assinalar a data foram realizadas várias cerimónias, que se iniciaram pelas 10h00, com a receção pelo Presidente do Município — Ricardo Cruz, juntamente com o vereador David Pinto, ao Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes — Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, que se fez acompanhar pelo Presidente do Núcleo de Tábua — 1.º Sargento Armando Pereira Costa, pelo Vice-Presidente José Silva Cardoso e pelo 2.º Vogal António Manuel Correia Pereira.
Após a cerimónia de apresentação de cumprimentos e discussão de vários assuntos, entre eles a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara e o Núcleo, onde foi concedido um apoio financeiro, houve ainda uma troca de lembranças.
A comitiva deslocou-se, depois, ao cemitério de Tábua, aproveitando para conhecer o local onde vai ficar o futuro talhão destinado aos antigos Combatentes.
Pelas 11h00 decorreu a cerimónia com honras militares junto ao Monumento do Combatente, com a Guarda de Honra prestada pelos militares do RI14, ao Tenente-General Chito Rodrigues e aos Militares que tombaram em combate, com deposição de coroas de flores em sua memória e imposição de Condecorações a Combatentes da Guerra do Ultramar (1961 – 1975).
Pela edilidade estiveram presentes, tal como na receção anterior, o presidente Ricardo Cruz e o vereador David Pinto, a quem se juntou o presidente da Assembleia Municipal — Nuno Tavares.
Pelas Associações de Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha estiveram presentes os seus presidentes, respetivamente Rui Andrade e Vítor Melo. Marcaram também presença o Tenente-Coronel Paulino, presidente do Núcleo de Coimbra, o Tenente-Coronel Gabriel, presidente do Núcleo de Viseu, António Vasconcelos, presidente da Associação de Combatentes de Arganil e ainda todos os membros da Direção do Núcleo, Antigos Combatentes, familiares e amigos.
Após a cerimónia militar foi realizada uma visita a São Simão, onde será a futura Sede do Núcleo.
Pelas 13h00, realizou-se em Candosa, no Pavilhão Gimnodesportivo um almoço convívio, com cerca de 100 pessoas e cantaram-se os parabéns. Esteve também presente o Padre Paiva, bem como o presidente do Centro Cultural e Recreativo de Candosa — José António Monteiro.

(Fotos do Combatente Manuel Pereira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui