No dia 1 de junho, o Núcleo de Soure da Liga dos Combatentes (LC) comemorou o seu centenário. Cerimónia essa que contou com uma receção aos convidados, pelas 09h30, na sede do Núcleo.
Pelas 10h15, junto à Câmara Municipal de Soure, foi prestada uma guarda de honra pelos GRIFOS 63, com a execução do Hino Nacional pela Banda Filarmónica de Soure.
Eram 11h00, quando se deu início à cerimónia com as intervenções do Presidente do Núcleo de Soure da LC, António Gonçalves, que dirigiu algumas palavras de saudação e agradecimento a todos os convidados. Em seguida, usou da palavra a Vice-presidente do município, Teresa Pedrosa, e o Vogal da Direção Central da LC, Arq. Eduardo Varandas dos Santos, em representação do Presidente, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
O momento mais solene da cerimónia foi a condecoração do Guião do Núcleo de Soure com a Medalha de Honra ao Mérito (grau Ouro), em reconhecimento dos 100 anos de dedicação ao serviço dos Combatentes e da Pátria, seguindo-se uma homenagem junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, no qual foi colocada uma coroa de flores e guardado um minuto de silêncio em sua memória. Um gesto que simbolizou o profundo respeito e gratidão por Todos aqueles que, no cumprimento do dever, sacrificaram a vida ao serviço de Portugal.
A finalizar este dia foi servido um almoço-convívio no Parque da Várzea, terminado com uma impressionante demonstração aérea, com o lançamento de paraquedistas que aterraram no Parque dos Bacelos, junto ao chaimite do Exército que ali se encontra patente ao público.
Marcaram presença os Núcleos da LC de Abiul/Pombal, Coimbra, Figueira da Foz e Tábua.



