O Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (LC) promoveu, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, a inauguração do Memorial em homenagem aos Combatentes de Leça da Palmeira mortos na guerra do ultramar, que contou com as presenças do Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, Tenente-coronel Armando Costa, do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo de Carvalho, da Presidente do município, Luísa Salgueiro, membros do Executivo, membros dos Órgãos Sociais do Núcleo, Sócios da Liga, familiares e amigos e cidadãos de Leça da Palmeira, o clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, o Porta-guião do Núcleo, num total de dezenas participantes.
Pelas 10H00, iniciou-se a cerimónia militar na entrada do parque público Fernando Pinto de Oliveira, em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, com a concentração dos presentes em frente ao Memorial, onde se encontram os nomes dos Combatentes leceiros que tombaram pela Pátria. O orador da cerimónia, Tesoureiro da Direção, Sargento-mor David Caetano, deu início à leitura do Guião da cerimónia a que se seguiu a audição e entoação do Hino Nacional por todos os presentes e a inauguração e bênção do Memorial pelo Rev. Padre Francisco Andrade. O Presidente da Mesa da Assembleia-geral do Núcleo, Ribeiro Agostinho, fez a chamada de todos os Combatentes mortos da freguesia na Guerra do Ultramar, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores e o Rev. Padre Francisco Andrade proferido uma evocação religiosa.
A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, após um minuto de silêncio, o clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira fez o toque de alvorada. De seguida, foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo, pelo Presidente da Junta e pela Presidente da Câmara. Por último, ouviu-se o Hino da Liga dos Combatentes. Para além da inauguração de mais um Memorial aos Combatentes do Ultramar no concelho de Matosinhos, esta atividade teve igualmente o objetivo de levar à prática o Programa Estruturante da Liga dos Combatentes “Conservação das Memórias”.