Decorreu no passado dia 29 de abril de 2025, na Sede da Liga dos Combatentes (LC), em pleno coração do Bairro Alto, na cidade de Lisboa, a Assembleia-geral da LC.
O principal ponto da ordem de trabalho da Assembleia-geral foi a apresentação, discussão, votação e aprovação do Relatório Anual de Atividades e Contas da Liga dos Combatentes, referente ao exercício de 2024. Após análise do referido documento, foi com enorme satisfação que verificámos que o Núcleo de Évora da LC, entre o universo de Núcleos existentes, era o que em 31 de dezembro de 2024 apresentava maior número de Sócios ativos (3625), e com uma percentagem de 85% de quotas cobradas.
Na referida Assembleia, o Núcleo de Évora da LC, entre os mais de 120 Núcleos existentes no País e no estrangeiro, foi mais uma vez distinguido por parte da Direção Central, com um Testemunho de Apreço, correspondente ao 1.º Lugar na angariação de 460 novos Sócios no ano de 2024. Com muito orgulho, podemos afirmar que esta distinção é o reconhecimento do esforço conjunto de TODOS.
Este resultado só foi possível, graças ao trabalho dedicado, voluntário e abnegado da Direção, dos Técnicos, Delegados e de todos os Colaboradores que, diariamente, contribuem com empenho e paixão.
Este prémio é uma honra para todos nós e serve como uma motivação extra para continuarmos a crescer, sempre com o objetivo de fortalecer a nossa instituição, garantir a sua perenidade, aproximar cada vez mais os Sócios ao nosso projeto, e perpetuar o apoio contínuo à “Família Combatente”
Outro dos pontos mais marcantes da referida Assembleia-geral, e é com grande satisfação que destacamos a distinção atribuída a três dos nossos Diretores, que foram agraciados com o grau de Diretor Honorário do Núcleo de Évora. Este reconhecimento, é um justo tributo a mais de 15 anos de dedicação, empenho e serviço ininterrupto à nossa causa e aos valores que nos movem.
A sua longa trajetória como dirigentes, não só demonstra um compromisso inabalável, como também representa uma inspiração para todos os que fazem parte da instituição.
A experiência, o exemplo e a persistência destes Diretores, foram, e continuam a ser, pilares fundamentais para o crescimento e sustentabilidade do nosso Núcleo. Esta distinção honra não apenas os homenageados, mas também eleva o prestígio do nosso coletivo, reforçando a importância do trabalho voluntário e da liderança, com propósito ao serviço dos Sócios, do Núcleo de Évora da LC e da Comunidade em geral.
Assim, passaram a ser Diretores Honorários do Núcleo de Évora da LC: – Sócio Combatente N.º 93 977, António José Pita (Antigo Combatente com Comissão de Serviço em Angola, e Vogal da Direção); – Sócio Combatente N.º 149 705, José Jacinto Caraça Molero (Antigo Combatente com Comissão de Serviço na Guiné, e Secretário da Direção); – Sócio Efetivo N.º 154 156, Avelino Rodrigues Seco (Sargento-mor de Cavalaria e Vice-presidente da Direção)”.