O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes aceitou o gentil convite do CECHAP – Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, para participar na inauguração do Congresso Internacional de Vila Viçosa – Portugal Restaurado, 360 anos da Batalha de Montes Claros.
Este evento científico e cultural organizado pelo CECHAP e pelo ARTIS-IHA da FLUL, com a colaboração de outras instituições científicas e culturais, conta com a participação de especialistas e académicos e marcará as celebrações dos 360º aniversário da Batalha de Montes Claros, prevista para o próximo dia 17 de junho de 2025.
O Congresso para além de celebrar o episódio histórico que, a 17 de junho de 1665 culminou com a reconquista de Vila Viçosa para a monarquia portuguesa, o encontro abrange outras dimensões importantes, que importa nomear.
Desde logo, a sua relevância ao nível das delimitações fronteiriças, quer no plano de novas estratégias militares, quer no domínio das novas construções defensivas, resultado de expressivos avanços em matéria de engenharia militar, como curiosidade referiu-se a condição inovadora da Torre Artilheira existente em Vila Viçosa, sendo única em toda a raia.
Do mesmo modo, a vitória alcançada em Montes Claros reforçou a afirmação de legitimidade da dinastia bragantina, concorrendo para um discurso nacionalista onde tiveram um papel expressivo, também, a Literatura baseado num mote, numa gravura e num texto, criando a imagem logo-icónica e as Artes Plásticas onde se pode dizer que “os azulejos ensinam”, e ajudam a transmitir conhecimento.
No plano político e diplomático, a segunda metade do século XVII foi profícua para Portugal, na sua legitimação enquanto nação autónoma no plano europeu.
Por último, o congresso abordará o tema do imaculismo, indissociável da Restauração, ao ser invocada a proteção e a autoridade de Nossa Senhora da Conceição enquanto Padroeira de Portugal e Além-Mar, assim legitimando todo um conjunto significativo de ações que culminaria, em 1668, com o Tratado de Lisboa.




