Núcleo de Cantanhede – Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar (Mira)

0
60
No dia 26 de abril de 2025, pelas 11h00, decorreu a cerimónia de inauguração do Monumento/Memorial aos Combatentes naturais do concelho de Mira que participaram na Guerra do Ultramar.
Este evento, promovido pelo Executivo da Câmara Municipal de Mira em parceria com o Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, realizou-se no Jardim do Visconde da Corujeira, junto à Câmara Municipal de Mira, na Vila de Mira.
A cerimónia realizou-se em duas fases: Hastear das Bandeiras e Inauguração do Monumento, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Jorge Ribeiro Fresco, e do Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário, cujas intervenções enalteceram a importância deste monumento para honrar e perpetuar a memória dos Combatentes do ultramar oriundos de Mira.
Estiveram também presentes, o Presidente do Núcleo de Cantanhede, Tenente-coronel João Carlos de Miranda Saborano, o comando do Regimento de Infantaria N.° 10, Coronel Paz Lopes e Sargento-mor Luís Neves, o Executivo Camarário, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, bem como centenas de antigos Combatentes, amigos e familiares que se associaram ao evento.
O monumento em granito da autoria do escultor Francisco Lucena, representa um soldado da Guerra do Ultramar que sobressai da escultura imediatamente acima dos nomes dos cinco mirenses que perderam a vida naquele conflito.
No reforço do respeito, gratidão e vínculo da comunidade local, foram entregues aos familiares dos Combatentes falecidos placas de reconhecimento e honra do município.
Fotografias: Município de Mira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui