O Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes comemorou no dia 10 de maio de 2025 o seu 101.º aniversário. As comemorações tiveram início pelas 10h40 na sede do Núcleo, onde teve lugar a Cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da Liga dos Combatentes (LC), tendo-se seguido a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, onde foram homenageados os Combatentes da Grande Guerra do concelho da Guarda e, posteriormente, celebrada uma missa de sufrágio pelos Combatentes já falecidos, na Igreja da Misericórdia.
Junto ao Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho localizado na cidade, foi realizada a cerimónia comemorativa do aniversário do Núcleo, onde teve lugar a cerimónia atribuição da Medalha de Honra ao Mérito (grau ouro) ao Núcleo da Guarda da LC e a cerimónia de imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas do Ultramar a um Combatente na Guerra do Ultramar.
Foi de seguida realizada a cerimónia de homenagem aos mortos, onde um Combatente na Guerra do Ultramar depôs uma coroa de flores junto ao monumento, em homenagem a todos os Combatentes mortos ao serviço da Pátria.
Estiveram presentes na cerimónia comemorativa diversas autoridades civis e militares, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Eng.º Sérgio Costa, o Vogal Administrativo da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-coronel Pires Martins, o 2.ºComandante do Regimento de Infantaria 14, Tenente-coronel José Ventura, o 2.º Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, Tenente-coronel Lourenço de Pina, o Major Luís Pinheiro, em representação do Comandante da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro e o Comissário Jorge Faustino, do Comando Distrital da PSP da Guarda.
Associaram-se ainda às comemorações, os Núcleos de Belmonte, Gouveia, Manteigas, Meda e Pinhel, assim como os combatentes, associados e amigos do Núcleo da Guarda.
Bem-Haja a todos aqueles que marcaram presença nas comemorações do 101.º Aniversário do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes e prestaram a justa e merecida homenagem aos Combatentes da Guarda e de PORTUGAL.
“UM HOMEM SÓ MORRE QUANDO DEIXAR DE SER LEMBRADO”




