Home Notícias Proposta de Lei do Governo referente ao «Estatuto do Antigo Combatente», não...

Proposta de Lei do Governo referente ao «Estatuto do Antigo Combatente», não aprovada pela Assembleia da República

0
A Liga dos Combatentes defendeu a todo o custo que fosse revista a Lei 3/2009, aumentados os complementos e subsídios de pensão bem como as pensões de pobreza dos combatentes. Em contrapartida outros, por não terem, terão preferido estabelecer um estatuto, um cartão e um dia do Combatente. A Defesa Nacional rapidamente parece ter dado ouvidos a esta posição, sem despesas para a fazenda nacional, apresentando um Estatuto que ampliando, desnecessariamente os órgãos da defesa nacional no âmbito dos antigos combatentes, não apresentava quaisquer novos apoios à saúde, apoios sociais ou económicos para os antigos combatentes.
A Liga dos combatentes apresentou todos os seus argumentos discordantes, mas o MDN decidiu apresentar ao governo a sua proposta de lei não considerando o projecto de lei do Reconhecimento e da Solidariedade que lhe havia sido apresentado pela Liga dos Combatentes e estava em análise no Grupo de Trabalho da Comissão de Defesa Nacional. O governo aprovou a proposta apresentada pelo MDN e enviou-a para aprovação da Assembleia da República. A Liga dos Combatentes enviou a Assembleia da República o seu parecer e propostas concretas sobre o Estatuto apresentado pelo governo, após ouvir o seu Conselho Supremo e a sua Assembleia Geral. Defendendo os princípios e acções necessárias à melhoria do reconhecimento e solidariedade para com os antigos combatentes. O Estatuto apresentado pelo governo foi discutido no dia 7 de junho, no plenário da Assembleia da República. Uma delegação da Liga dos Combatentes constituída pelo Presidente, Vice-presidente, Secretário-geral e um vogal, assistiram à sessão.
À introdução do senhor Ministro da Defesa seguiram-se as posições dos diferentes partidos e o encerramento pela senhora Secretária de Estado. Todos os partidos foram unanimes em considerar que o estatuto não trazia nada de novo para os antigos combatentes e que importava continuar a fazer um esforço para que o mesmo apresentasse medidas concretas de apoio aos antigos combatentes, nomeadamente revendo a Lei 3/ 2009 e melhorando as pensões do apoio a saúde. De assinalar as referências da generalidade dos partidos às posições da Liga dos Combatentes. O Estatuto apesentado pelo governo como proposta de Lei 195, não foi aprovado. A Assembleia concluiu que era importante melhorar o documento o que conduziu a que o mesmo baixasse a Comissão de Defesa Nacional para que no seio da mesma seja encontrada uma posição do maior consenso possível quanto ao apoio a garantir aos antigos combatentes.
Embora se refira ao nível do MDN o consenso obtido no Conselho Consultivo da DGR/MDN quanto ao estatuto, a Liga dos Combatentes não tem conhecimento de qualquer reunião para discussão do mesmo e nunca lhe foi transmitida qualquer referência verbal ou escrita sobre o Projecto de Lei que apresentou em outubro de 2018 e reiterou em janeiro de 2019.
O Estatuto volta agora a situação de documento aberto a propostas para a sua melhoria. Temos fundadas esperanças de que algumas das nossas propostas sejam introduzidas. Mas è importante que o movimento associativo se una numa PLATAFORMA DE ENTENDIMENTO para podermos atingir os objectivos que os combatentes que mais precisam anseiam.
Neste momento, para que algo possa acontecer o limite de tempo é 20 de julho, data em que encerra a Assembleia da República. Caso contrário será mais uma oportunidade perdida.
A Liga dos Combatentes, porém tem esperanças que o governo reconsidere que os combatentes merecem que sejam gastos alguns euros no reconhecimento e solidariedade para com os antigos combatentes e que a Assembleia da Republica consiga até 20 de julho produzir um documento de consenso. A Liga dos Combatentes continua disponível para conscientemente, aberta e frontalmente, dar os seus contributos para uma solução final que reconcilie o Estado com os Antigos Combatentes.
O Presidente da Liga dos Combatentes
Joaquim Chito Rodrigues

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
YOUR CART
  • No products in the cart.