Há vários anos que a região de Castro Daire organiza um encontro anual de antigos combatentes. Desde 2011, este evento ganhou maior dimensão, de tal forma, que os antigos combatentes daquela região já anotam na sua agenda que o terceiro sábado de agosto é um dia de convívio, de memória e também de saudade.
O evento começou com a concentração junto ao monumento dos combatentes da Guerra do Ultramar daquela localidade. Após a colocação de uma coroa de flores em memória dos que tombaram na defesa dos valores de Portugal, o presidente do Núcleo de Viseu, tenente-coronel António Gabriel, foi convidado a pronunciar algumas palavras de circunstância, alusivas ao ato, bem como a reforçar a disponibilidade do Núcleo e, obviamente, da Liga dos Combatentes, para a defesa das justas reivindicações dos antigos combatentes.
Por fim, e para celebrar a vida, realizou-se o almoço de convívio, onde estiveram presentes, entre convidados, famílias e antigos combatentes, cerca de 100 pessoas.
