A vila Limiana vestiu-se de significado patriótico ao assinalar, mais uma vez, o Dia do Combatente Limiano, comemorado no mesmo dia do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste dia, o Município de Ponte de Lima e o Núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes inauguraram a Requalificação do Memorial do Combatente Limiano, homenageando os heróis Limianos que deram a vida ao serviço da Pátria.
Esta ação também está inserida na programação das comemorações dos 900 anos da Fundação de Ponte de Lima (1125-2025), simboliza uma vontade clara de reforçar a memória histórica e o sentido de respeito pelas gerações que defenderam Portugal ao longo dos tempos.
A cerimónia teve início com o encontro dos participantes no Largo de Camões, dando-se cumprimento a um cortejo solene até à Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa de homenagem aos combatentes limianos tombados em conflitos como as Invasões Francesas, a Grande Guerra, a Guerra do Ultramar e nas atuais missões de Paz e Humanitárias. No final da celebração religiosa, seguiu-se o desfile até ao Memorial aos Combatentes, próximo do Paço do Marquês, onde teve lugar a homenagem.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.