Home Notícias Núcleo de Oliveira do Bairro – 49.º aniversário do 25 de Abril

Núcleo de Oliveira do Bairro – 49.º aniversário do 25 de Abril

0
O Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos combatentes, em parceria com a Assembleia Municipal, comemorou o 49. º Aniversário do 25 de Abril. As cerimónias protocolares iniciaram-se pelas 09H00, junto à Biblioteca Municipal, com a receção pelas Entidades Municipais do Comandante do RI 10, Coronel Francisco Manuel de Almeida Sousa. O séquito dirigiu-se ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra onde depôs uma coroa de flores em homenagem àqueles que tombaram nesse conflito bélico. 
Após essa simples, mas sentida homenagem, seguiu-se para o Monumento aos Combatentes do Ultramar, erigido na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, onde foram prestadas honras pela Força Militar, comandada pelo Primeiro-sargento Luís Oliveira, à Alta Entidade que presidiu às cerimónias – Comandante Almeida Sousa. 
Seguiram-se as cerimónias de evocação dos nomes dos Combatentes mortos em combate, deposição de flores pelos familiares e Associações de Solidariedade Social. O Presidente do Núcleo, em representação da Direção e Sócios, depôs uma Coroa de Flores em homenagem aos seus camaradas falecidos em combate. Este ato teve a colaboração da Banda União Filarmónica do Troviscal, dirigida pelo maestro André Granjo, que interpretou «Libera-me» do Requiem de Fauré, onde foram solistas o Professor Luís Granjo, em trompete, e Steven Viegas, em Eufónio. O Comandante do RI10 – Coronel Almeida Sousa, fez-se acompanhar pelo Presidente do Município – Dr. Duarte Novo e pelo Presidente da Assembleia Municipal – Dr. Carlos Ferreira na deposição da Coroa de Flores Oficial, em homenagem aos Combatentes Mortos em defesa da Pátria. O Ensamble de Metais do Núcleo tocou a silêncio, seguindo-se o toque de Homenagem aos Mortos. O Padre João Carvalho, na qualidade de Arcipreste de Oliveira do Bairro, procedeu à leitura do Evangelho seguido de uma homilia alusiva ao ato. O Ensamble fez o “toque de alvorada”, simbolizando um hino de esperança e fé, na convicção de que o sacrifício dos nossos camaradas não foi em vão.
Procedeu-se à condecoração de 22 Combatentes dos concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro, Anadia e Mealhada com a Medalha Comemorativa das Campanhas e Comissões Especiais das Forças Armadas Portuguesas. Seguiram-se os discursos protocolares proferidos, pelo Presidente do Núcleo, Comandante do RI 10 e Presidente do Município. A Banda União Filarmónica do Troviscal interpretou o Hino da Liga dos Combatentes acompanhada pela voz do público presente. Após o Hino, iniciou-se o desfile para os Paços do Concelho de Oliveira do Bairro, onde a Força Militar fez a Guarda de Honra para a cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional, ao som da Portuguesa, superiormente interpretado pela União Filarmónica do Troviscal. No final, a Banda interpretou temas alusivos à efeméride, e seguiu-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
YOUR CART
  • No products in the cart.