Home Núcleos Estremoz Dia Nacional do Combatente 2022 – Estremoz

Dia Nacional do Combatente 2022 – Estremoz

0
O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, celebrou no passado dia 10 de abril de 2022, o 104º Aniversário da Batalha de “La Lys” e Dia do Combatente, junto ao Monumento do Combatente, na Cidade de Estremoz.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regimento de Cavalaria 3 – Coronel de Cavalaria José Miguel Peralta Pimenta, que se fez acompanhar pelo Adjunto do Comandante do RC3 Sargento-chefe de Cavalaria Marcelino Vaz Basílio. Esta efeméride contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz – Dr. José Manuel Sádio; Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz – Dr. Ricardo Catarino e demais vereadores; Presidente da Câmara Municipal de Borba – Dr. António Anselmo; Presidente da Câmara Municipal de Sousel – Engº Manuel Valério.
Presidentes da União de Freguesias de Santa Maria/Santo André, Arcos, São Lourenço/São Bento de Ana Loura, S. Domingos de Ana Loura, Santa Vitória/São Bento do Ameixial; Comandante do Destacamento e Posto da GNR de Estremoz, Representante da Polícia de Segurança Pública; Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora – Dr. José Ramalho; Diretora do IEFP Estremoz – Dr.ª Deolinda Ramalho; Presidente da Residência S. Nuno de Santa Maria – SMor Vítor Caldeira, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Estremoz; Presidente da Assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estremoz; Associação CIDADE – Prof Pedro Nunes da Silva; Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros de Estremoz; Associação de Comandos; Direção da Banda Filarmónica “A Lusitana” e Associação Cultural musical Estremoz.
O evento teve início com o Hastear Bandeira da Liga dos Combatentes junto à sede do Núcleo. Pelas 11h00, junto do Monumento, tiveram início as cerimónias comemorativas da efeméride com a seguinte sequência:
– Apresentação da Guarda de Honra, à Entidade que presidiu à Cerimónia;
– Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares prestadas pela Guarda de Honra do Regimento de Cavalaria 3;
– Deposição de Coroas e Ramos de Flores na base do Monumento por quinze entidades;
– Momento de reflexão/Invocação Religiosa.
– Alocução alusiva à efeméride pelo Presidente do Núcleo, TCor Cav João Carlos Verdugo;
– Imposição de medalhas comemorativas das Campanhas a antigos combatentes, referentes aos Teatros de Operações de Angola e Guiné.
A culminar as comemorações do 104º Aniversário da Batalha de “La Lys”, e Dia do Combatente os convidados e associados foram brindados com o tradicional almoço de confraternização, que decorreu nas instalações do Regimento de Cavalaria 3.
Todos os presentes, tiveram oportunidade de visitar o interior do Regimento de Cavalaria 3, nomeadamente a Coleção Visitável, Biblioteca, Salão Nobre, Casa dos Arreios, Claustros e Picadeiro local onde decorreu o almoço. Foi ainda colocada junto ao local do almoço, uma exposição estática de material, constituída por viaturas táticas de reconhecimento (AML Panhard M11). Presenciaram a cerimónia, bem como, estiveram presentes no almoço mais de centena e meia de pessoas.
Todos os presentes sentiram que a Liga dos Combatentes tem valores permanentes e está em todas as frentes!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
YOUR CART
  • No products in the cart.