Promovido pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e pela Câmara Municipal de Leiria, decorreu no dia 25 de setembro, o 11.º Encontro dos Combatentes do concelho de Leiria.
Este encontro de Combatentes, contemplou uma celebração eucarística na Sé, uma cerimónia de homenagem aos mortos em defesa da Pátria, entrega de condecorações e louvores, inauguração de uma exposição fotográfica e um lanche convívio.
A celebração eucarística na Sé patriarcal, foi celebrada pelo Capelão, Tenente-Coronel do Serviço de Assistência Religiosa Luís Morouço, de seguida, junto ao Monumento aos Combatentes no Ultramar foram depositadas duas coroas de flores e executadas as honras militares aos combatentes que sacrificaram a vida em defesa de Portugal, por uma Força Militar do Regimento de Artilharia Nº4.
Houve ainda lugar, para a entrega de medalhas comemorativas das campanhas, atribuídas a dez Combatentes, sendo que três foram recebidas pelas viúvas dos Combatentes já falecidos, seguiu-se a entrega de dois louvores a sócios, como reconhecimento do seu trabalho em prol do Núcleo.
Na Galeria Manuel Artur Santos, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à guerra colonial, com fotografias cedidas pelos nossos associados e pela Direção Central.
No final houve tempo para um lanche convívio e uns bons momentos de um salutar convívio entre amigos, que a pandemia separou nos últimos anos.
Na cerimónia, estiveram presentes na cerimónia:
  • Dr. Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria;
  • Major-General Fernando Aguda, Vice-Presidente da Liga dos Combatentes;
  • Luís Lopes, Vereador Municipal da Proteção Civil;
  • Coronel Vicente Pereira, Comandante do RA4;
  • Tenente-Coronel Gilberto Marques, em representação do Comandante da BA5;
  • Capitão André Gonçalves, em representação do Comando Territorial da GNR de Leiria e diversos presidentes de Junta/União de Freguesias, entre outras entidades representativas do concelho.
Associaram-se também, os guiões e representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Alcobaça, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Rio Maior. Uma homenagem bem merecida de reconhecimento pelo que os Combatentes fizeram ao serviço da Pátria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui