Depois de dois anos de interregno, por motivo da pandemia Covid-19, o Centro de Convenções de Winnipeg foi o lugar das principais cerimónias do Dia do Armistício, organizadas no dia 11 de novembro de 2022, na cidade de Winnipeg, Canadá.
Com muita neve, manhã frígida, com temperaturas negativas que se faziam sentir, mas com o calor humano de alguns milhares de pessoas que se encontravam no referido recinto, o Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal participou nas referidas cerimónias, onde também se associou Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba.
Muitas individualidades em representação de entidades civis e militares fizeram-se representar, destacando-se a presença de Anita Neville, recém-nomeada Tenente Governadora da Província de Manitoba, Heather Stefanson, Premier da Província de Manitoba, Ministro Dan Vandal, em representação do Primeiro-ministro do Canadá, Scott Gillingham, Presidente da Câmara Municipal de Winnipeg, representantes dos três ramos das Forças Armadas Canadianas, e várias associações de veteranos.
Pedro Correia, presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal depositou uma grinalda de flores, fazendo acompanhar-se por Luís Vicente, Vice-presidente do referido Núcleo.
Há que realçar também a participação de Alcides Almeida e Albino Felizardo, membros do mencionado núcleo na cerimónia de Transferência da “Tocha da Lembrança”
O Dia do Armistício simboliza o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, em 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã — a “undécima hora do undécimo dia do undécimo mês”.
Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) – Fátima Sousa e João Pedro Correia (Fotografias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui