Núcleo de Vila Franca de Xira – Encontro de Delegados Sociais dos Núcleos em VF Xira

0
972
No dia 19 de Maio realizou no auditório da Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira o Encontro Anual de Delegados Sociais de Apoio ao Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social de Lisboa. O encontro foi organizado pelo Núcleo de Vila Franca de Xira com o apoio do CEAMPS. A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-Geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Hilário, da Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fátima Antunes, do Representante da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, João Conceição, do Coordenador do Centro de Estudos de Apoio Médico, Psicológico e Social da Liga dos Combatentes (CEAMPS), Coronel e Professor Doutor António Correia; do Representante da Associação Nacional dos Prisioneiros de Guerra, Jorge Vaz e do Presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira, Sargento-Mor Armindo Silva.
O Presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira procedeu à abertura do Encontro, dando as boas-vindas a todos os presentes, referindo que o Encontro tinha como objectivo permitir refletir sobre experiências partilhadas por todos os Núcleos que tiveram o mérito de conseguir alcançar bons resultados no apoio aos combatentes e suas famílias, em estreita colaboração com as Equipas do CAMPS e Redes Sociais Locais, bem como, chegar a conclusões que serão, seguramente, de grande interesse para todos os participantes. De seguida, o coordenador do CEAMPS cumprimentou todos os elementos presentes no auditório, referindo que o Encontro tem como objetivo manter e melhorar as boas práticas e interligação entre os Núcleos, através dos seus Delegados Sociais e a equipa técnica do CAMPS de Lisboa. Nas suas intervenções, ambos os autarcas enalteceram este tipo de iniciativa em prol dos combatentes, bem como, a estreita ligação e colaboração com o Núcleo de Vila Franca de Xira.
Seguidamente os trabalhos continuaram com o Presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira, apresentando o trabalho desenvolvido pelo Núcleo, no âmbito do Apoio Médico, Psicológico e Social aos seus associados, citando alguns exemplos de respostas aos combatentes carenciados e referindo ainda as parcerias que o mesmo desenvolve para os referidos apoios. De seguida o Doutor António Correia, Coordenador do CEAMPS efetuou uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido a nível nacional e as actividades mais relevantes nos CAMPS em particular no CAMPS de Lisboa e no âmbito do Apoio Psicossocial e Rede de Proximidade com os Núcleos.
Foram abordadas e debatidas diversas temáticas no âmbito do apoio médico, social e psicológico aos Combatentes. Todos os Núcleos um a um apresentaram a sua forma de trabalhar, sucessos conseguidos e dificuldades encontradas no apoio com os combatentes e seus familiares. Há a destacar a normalização de alguns procedimentos referidos pelo Doutor António Correia e sua equipa técnica, na abordagem, avaliação e atuação conjunta. Após as intervenções e troca de informação, ficou evidente que esta jornada contribuiu significativamente para sensibilizar e valorizar os Delegados Sociais dos Núcleos e todo o trabalho realizado no apoio ao CAMPS de Lisboa.
No final da sessão de trabalhos, as técnicas do CAMPS (Drª Sara Correia e Drª Sofia Lopes) efetuaram uma apresentação sobre o conceito de Tutor e/ou Cuidador na Liga dos Combatentes.
Participaram no Encontro de Delegados dos Núcleos de Apoio ao CAMPS 18 Núcleos (Abrantes; Alcobaça; Caldas da Rainha; Entroncamento/Barquinha; Lisboa; Loures; Montijo; Oeiras/Cascais; Queluz; Rio Maior; Santarém; Sesimbra; Setúbal; Sintra; Tomar; Torres Novas; Torres Vedras e Vila Franca de Xira) com a presença do Doutor António Correia e da equipa de Psicólogas e Assistente Social do CAMPS de Lisboa. O Encontro terminou com um almoço num restaurante próximo proporcionando um excelente convívio entre todos os participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui