No passado dia 01 de abril o Núcleo da Liga dos Combatentes de Toronto comemorou o seu 15º Aniversário. Convidou o Presidente da Liga dos Combatentes – General Chito Rodrigues e o Secretário-geral – Coronel Lucas Hilário para se associarem ao evento. As cerimónias começaram com a Direção do Núcleo, através do seu presidente – Luís Vieira, Vice-presidente – Bento São José, Tesoureiro – Manuel Barreto e a delegação portuguesa se deslocarem junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, onde foi depositada uma coroa de flores.
Dirigiram-se depois à fábrica Ciclone, onde com processos de alta tecnologia se fabricam componentes para a aviação comercial.
Ao entardecer seguiu-se um jantar de confraternização onde estiveram mais de setecentas pessoas tendo participado o Cônsul Geral de Portugal em Toronto – Dr. Luís Filipe Silva Barros e distintos luso-canadianos, como o Ministro das Finanças de Toronto – Dr. Charles Sousa e a juíza para a cidadania em Otawa – Dra. Renata Brum Bozzi, a Dra. Cristina, membro do Parlamento, o Brigadeiro General Sousa, das Forças Armadas do Canadá, a Dra. Bailão, representante portuguesa na Câmara Municipal de Toronto, entre muitos convidados, antigos Combatentes e famílias. Entre eles Pedro Correia – Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Winnipeg.
Todas as entidades atrás referidas usaram da palavra tendo as intervenções terminado com as palavras do Presidente da Liga dos Combatentes – General Chito Rodrigues, apresentado como convidado de honra. A face cultural do evento teve a intervenção de uma cantora polaca e do conjunto “Coimbra da Velha Guarda”, que teve uma brilhante atuação cantando fados de Coimbra. Houve igualmente troca de diplomas e lembranças.
De salientar o extraordinário trabalho realizado pelos elementos da Direção do Núcleo já referidos e o excelente programa proporcionado à Direção da Liga. Após uma visita às quedas de água do Niagara no dia 02 de abril.
Em 03Ab, realizou-se uma cerimónia de homenagem aos Combatentes canadianos. Deu-se a coincidência de nessa data se evocar a Batalha de Vimy Ridge, onde as Forças Armadas do Canadá se bateram com pesadas baixas, na Flandres, durante a Primeira Guerra Mundial.
Ainda na manhã do dia 3 foi proporcionada uma visita ao Parlamento de Toronto, que se reunia com os seus partidos, Liberal, Conservador/Progressista e Nova Democracia, sendo proporcionada à delegação portuguesa, acompanhada da Direção do Núcleo de Toronto, tomar assento na galeria central, dedicada ao público convidado pelo Presidente (sepeaker), momento em que ouviu daquela entidade (Hon Dave Lavac), com surpresa e grande apreço, a respectiva introdução feita com as seguintes palavras: “We have with us today, in the Speaker´s gallrey, some heroes: the delegation from Portugal comprised of militar veterans. They are led by General Joaquim Chito Rodrigues and Colonel Lucas Hilário. Welcome and thank you for your service”
Todos os deputados se levantaram e aplaudiram voltados para a galeria onde se encontravam os portugueses que retribuíram o agradecimento. Este momento foi descrito no diário do parlamento que foi entregue na Biblioteca da Liga.
Seguidamente o líder de cada partido fez uma referência à Batalha de Vimmy Ridge que também podem ser lidas naquele diário.
A delegação portuguesa regressou a 04 de abril, agradecida pela forma como foi recebida e com a confirmação de que no Canadá os antigos Combatentes reunidos em Núcleos da Liga dos Combatentes em Toronto, Winnipeg e Montreal são uma continuação da nossa Liga além atlântico, e um exemplo de são patriotismo e de grande respeito na sociedade em que se inserem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui