Realizou-se no passado dia 13 de novembro de 2022, pelas 11h00, no Jardim do Monumento da Grande Guerra, em Vila Nova de Oliveirinha, a Cerimónia Militar do 104.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, 101.º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes e 48.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar.
A Cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Tábua — Dr. Ricardo Cruz. Estiveram ainda presentes, o Presidente da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha — Dr. João Brito e o restante executivo, o Tenente-Coronel Rui Tavares do Regimento de Infantaria N.º 14, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha — Vítor Melo, bem como o Comandante dos Bombeiros, um representante da União de Freguesias de Azere e Covelo, o Presidente da Associação Cultural e recreativa de Vila Nova de Oliveirinha, Combatentes e familiares, e alguns tabuenses. 
A Cerimónia teve o seguinte programa: 10H45 – Concentração dos convidados e Combatentes junto ao Jardim da Grande Guerra. 10H50 – Chegada das Altas Entidades convidadas 11H00 – Início da Cerimónia com o Presidente da Câmara de Tábua a receber as Honras Militares, prestadas por uma Guarda de Honra composta por militares do RI14; Homenagem aos Combatentes falecidos, com a deposição de coroas de flores; Alocução do Presidente do Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes — Primeiro-Sargento Armando Pereira Costa; Alocução do Presidente da Câmara Municipal de Tábua; Apresentação de um texto por duas alunas da Escola Secundária de Tábua, Andreia Castanheira do 12.º Ano e Matilde Duarte do 10.º Ano; Imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, a Combatentes da Guerra do Ultramar (1961-1975).
Foram impostas as medalhas aos seguintes Combatentes: Joaquim Lopes, com a legenda «Moçambique 1966-1968», a Título póstumo, Armindo Fonseca, com a legenda «Moçambique 1968-1970», recebeu o seu filho Carlos Miguel Oliveira Fonseca. No final da cerimónia foi oferecido pela União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha um beberete a todos os presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui