Núcleo de Santarém – Formação de pilotos da FAP

0
1119
A formação dos Pilotos da Força Aérea Portuguesa e sua projeção para as ex-Províncias Ultramarinas (1961-1974) – O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes promoveu no passado dia 26 de setembro pelas 17h00 na sua Sede, uma Palestra aos seus sócios e convidados com a temática: “A formação dos Pilotos da Força Aérea Portuguesa e sua projeção para as ex-Províncias Ultramarinas (1961-1974)”, no âmbito da evocação histórica dos 45 anos passados deste constrangedor acontecimento, vivenciado nas ex-Províncias Ultramarinas, nomeadamente: Em Angola, Moçambique e Guiné.
À hora marcada, o Sargento-Chefe Carlos Pombo, Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, deu início ao evento com as boas vindas aos presentes, apresentando de seguida o ilustre convidado palestrante. Após estes preliminares, seguiu-se um pequeno apontamento musical de guitarra portuguesa, por parte do professor Ricardo Gama, pertencente ao Conservatório de Música de Santarém.
Após terminada a audição dos excelentes temas musicais de guitarra portuguesa, o ambiente tornou-se ainda mais agradável. Aproveitada esta envolvência e dinâmica musical, deu-se então início à Palestra propriamente dita, em que a Direção do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes para a sua realização, convidou como orador para conferir esta temática: O Major Piloto da Força Aérea Portuguesa, António Francisco Baptista Valente, sendo Licenciado em História, atualmente a concluir o Mestrado em Património Histórico.
O nosso distinto e exímio palestrador, conseguiu conduzir o tema riquíssimo em conteúdo histórico e técnico, devido à forma altamente entusiasta e motivante. Através o seu apanágio, conduta, conhecimento técnico e experiência de pilotagem em diversos tipos e modelos de aeronaves, promoveu um ambiente expectante à cerca de meia centena de pessoas que se encontravam presentes na sala. Temática interligada à problemática e ao proeminente esforço englobado no flagelo da Guerra do Ultramar, em que nunca na História bélica dos últimos 45 anos, um país com as nossas dimensões, despendeu “tanto…” e “tantos…” para uma guerra infame, desumana e inglória, por forma a defender o que pensávamos ser nosso e no final perdemos tudo. Apenas comparável à guerra da Coreia ou do Vietnam.
Fizeram presença neste evento, dando por isso mais intensidade, realce e complementaridade à temática; bastantes militares e ex-militares, combatentes que foram mobilizados neste período conturbado para estas três frentes; Angola, Moçambique e Guiné. Destacando-se também a presença de outros distintos convidados que se dignaram fazer presença nesta palestra, nomeadamente: Sua Excelência Reverendíssima, O Bispo da Diocese de Santarém, D. José Traquina; Tenente-Coronel Luís Patrício, representante do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana e o Sargento-mor de Cavalaria, Armindo Santos Silva, Presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes.
No final da intervenção, o orador convidou a assistência, a colocarem algumas questões e também a partilharem alguns testemunhos contados na primeira pessoa das respetivas experiências de guerra, por forma a gerar-se uma pequena tertúlia de debate. Tendo sido assim uma proveitosa e gratificante conferência sociocultural na Casa dos Combatentes em Santarém com o intuito de reflexão, conservação das memórias da nossa História em reconhecimento da coragem, espírito de missão e abnegação dos nossos Soldados ao serviço de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui