Monumento aos Combatentes do Concelho de Constância por Portugal

0
774
No passado dia 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi inaugurado em Constância, no Largo Cabral Moncada, o Monumento aos Combatentes do Concelho de Constância por Portugal.
A inauguração do monumento foi integrada nas comemorações oficiais do concelho de Constância e foi precedida da inauguração da nova sede do Núcleo de Santa Margarida, numa cerimónia restrita, devido à situação epidemiológica que vivemos.
A cerimónia de inauguração do Monumento foi presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, TGen Joaquim Chito Rodrigues e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Constância, Sr. Jorge Manuel Louro Pereira; Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, MGen Fernando Aguda; Comandante da Brigada Mecanizada, BGen Valente Marques; Presidente do Núcleo de Santa Margarida da Liga do Combatentes, Cor António Falcão; Presidentes das Juntas de Freguesia, entre outras entidades civis, militares e religiosas, combatentes, seus familiares e população em geral.
O Monumento é uma obra da Câmara Municipal de Constância em colaboração com o Núcleo de Santa Margarida, projetado e elaborado pelo artista Ricardo Crista da Poli Urban Arte. Utilizando a técnica do aço Corten, pretendeu-se criar em alto-relevo uma personagem. Esta técnica faz com que não seja um trabalho efémero dado que ficará sujeito às intempéries do clima. Uma linha que deixa a sua marca….
A cerimónia teve início com as honras militares à entidade que a presidiu, TGen Joaquim Chito Rodrigues, seguidas das alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Liga dos Combatentes e pelo vice-Presidente da Câmara Municipal de Constância.
De destacar as palavras proferidas pelo Presidente da Liga dos Combatentes, saudando as Autoridades e Entidades presentes, civis e militares pela forma participativa, afirmando a solidariedade e consideração pelos Combatentes do Concelho de Constância por Portugal. Agradeceu ainda à Câmara de Constância a cedência do espaço para as instalações da sede do Núcleo de Santa Margarida da Liga dos Combatentes. Tendo finalizado o seu discurso com uma frase bem elucidativa para todos, “Honrar hoje aqui os Combatentes do Concelho de Constância por Portugal é a razão de estarmos aqui”.
De seguida procedeu-se ao descerramento do Monumento, momento esse que ficou marcado por um gesto simbólico e emotivo protagonizado pelo Senhor Arnaldo Caxias representante dos ex-combatentes, ao beijar monumento.
Na continuidade da cerimónia, foi efetuada a bênção ao monumento pelo Capelão do Exército, Padre Paulo Marques, seguida da Homenagem aos Mortos em Combate, com a deposição de coroas de flores e imposição de condecorações a ex-Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui