Conjugando o facto de o Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues (desportista e dirigente desportivo que durante toda vida esteve ligado à Esgrima, desporto em que para além de campeão nacional absoluto, militar e universitário por várias vezes foi ainda atleta olímpico representando Portugal nos Jogos Olímpicos de Roma-1960. Foi também Presidente da Federação Portuguesa de Esgrima e da Assembleia Geral, cerca de trinta anos e Presidente da Confederação Europeia de Esgrima e Membro da FIE) e o Vogal da Direção Tenente-coronel Diogo (também ele desportista, dirigente e Mestre de Armas) serem entusiastas desta modalidade, permitiu criar condições para se iniciar em 2007 a prática da Esgrima.
O Presidente lançou a ideia. Havia Mestres, faltava espaço, algum material e alunos.
O espaço onde em tempos funcionou a Editora da Liga dos Combatentes, na sede da Instituição, reunia condições para as aulas. Foi disponibilizado. O Colégio Militar emprestou algum material. A ideia foi deixada aos combatentes e funcionários que se quisessem inscrever. Vários passaram pelas lições. Algum tempo depois foi considerado pelo Tenente-coronel Álvaro Diogo que o Jorge Martins e o Carlos Carrera, funcionários da Liga, que se entusiasmaram em treinos à hora do almoço, estavam em condições para participarem, em espada, na primeira competição. Assim foi em 2008 no CMEFD em Mafra. Seguiu-se uma segunda prova e o primeiro êxito: – uma medalha pelo terceiro lugar conquistado por equipas (Tenente-coronel Álvaro Diogo, Carlos Carrera e Jorge Martins).
Materializado o interesse estavam criadas as condições para o Presidente da Liga dos Combatentes autorizar a criação da Sala de Armas da Liga dos Combatentes e inscrevê-la na Federação Portuguesa de Esgrima no ano de 2008. A Federação também viria a apoiar com um Kit de equipamento. A Direção Central adquiriu algumas lâminas de espada. A prática continua e participação em provas também quando considerado oportuno.

20 de setembro 2015 – General Chito Rodrigues condecorado com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro
Após esta iniciativa também a Federação por duas vezes realizou provas do seu calendário no Forte do Bom Sucesso, em Belém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui