No âmbito do Projeto de Requalificação citadina de Tomar, a Câmara Municipal de Tomar procedeu à remoção integral do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, que se encontrava situado no Largo 5 de Outubro tendo sido deslocado integralmente para uma rotunda, confronte com o edifício
Anterior localização (Largo 5 de Outubro)
da Estação Ferroviária, em plena simetria com este e fomentando a existência de uma plataforma circular que regra o trânsito local. O Monumento apresenta quatro faces com pedras em moleanos polidas e impermeabilizadas, estando na pedra frontal a designação do Monumento, “Aos Mortos da Grande Guerra/Do Concelho de Tomar/1914 – 1918”, numa lateral, o nome dos Combatentes da Grande Guerra mortos em França, na outra lateral, o nome dos Combatentes da Grande Guerra mortos em África.
Aproveitando esta requalificação, o Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes efetuou a limpeza do monumento e a gravação de uma pedra lioz que colocou na face livre à retaguarda, em homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar, com os nomes dos militares naturais do concelho de Tomar, que tombaram ao serviço da pátria de 1961 a 1974, à semelhança do que já existe em diversos Monumentos espalhados pelo território nacional.
O Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, pretende render homenagem a todos os combatentes mortos que viviam no concelho de Tomar.
Foi erguido à custa de uma subscrição pública, e é obra do escultor portuense Henrique de Araújo Moreira, apresentando na sua base vários blocos de granito, onde se pode ler a inscrição “Aos Mortos da Grande Guerra/Do Concelho de Tomar/1914 – 1918”. Sobre a mesma, surge uma estátua de bronze representando um soldado em posição de assalto, com o armamento e equipamento utilizados na época, no teatro de operações europeu, na Flandres. A sua inauguração contou com a presença do Ministro da Guerra e aconteceu no dia 20 de Novembro de 1932, no Largo 5 de outubro, em local muito próximo do antigo quartel do Regimento de Infantaria n° 15.
Paulo Jorge Malva de Jesus Rêpas
Presidente do Núcleo de Tomar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui