As cerimónias comemorativas do dia do 104º aniversário do Armistício, do 101º  aniversário da fundação da Liga dos Combatentes (LC) e do 48º aniversário do fim da Guerra do Ultramar decorreram no porto, no pretérito perfeito, dia 16 de novembro de 2022, com uma missa de sufrágio Universal pelos combatentes já perecidos, na Igreja das Carmelitas e com uma cerimónia de deposição de coroas de flores, em homenagem aos que deram a vida pela Pátria e morreram em combate, na praça centenária de Carlos Alberto, junto ao monumento da GG. As cerimónias foram superiormente apoiadas pela Unidade de Apoio do Comando do Pessoal e por este Comando do Exército, tanto na homília, com Guarda de Honra ao Altar, como na cerimónia militar na Praça Carlos Alberto, acentuando-se a melhoria na organização conjunta do deste evento e de outras efemérides.
A homilia, superiormente conduzida pelo padre, capelão do Comando de Pessoal (CmdPess) do Exército, Guilherme Peixoto, foi um momento sublime de encontro com a história e com a fé. O padre Guilherme guiou-nos pelos ensinamentos da bíblia e pelas diversas metáforas do livro de Jó do Antigo Testamento, que despertaram nos ouvintes atentos a curiosidade não só pela leitura do Novo e Velho Testamento em geral, mas também do livro de Jó em particular.
Nas cerimónias marcaram presença para além de elementos da Assembleia Geral, da Direção, voluntários, funcionários e grande número de associados do Núcleo, os presidentes da Assembleia Municipal da CM do Porto, Dr. Sebastião Feio de Azevedo e da JF do Centro Histórico do Porto Senhor Nuno Cruz, o Major-General Jorge Manuel Barreiro Saramago, Diretor da Administração de Recursos Humanos, em representação do Comandante de Pessoal  do Exército, o Brigadeiro General António Manuel Varregoso, Diretor dos Serviços de Pessoal (DSP), Cônsules Honorários da França, da Itália e da Grã-Bretanha, Comandante da Zona Marítima Norte, Comandante Metropolitano da PSP do Porto, Comandante Territorial da GNR do Porto, Diretores da delegação do Porto do IASFA, do Museu Militar, Coronel Tirocinado José Dias Lage, Sub-DARH do CmdPess do Porto, Representante do Complexo Nossa Senhora da Paz, outros representantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Presidentes e Porta-Guiões dos núcleos de Matosinhos, Vila Meã, Penafiel, Ribeirão, Maia, Espinho, Associações Portuguesa de Paraquedistas, de Operações Especiais, de Deficientes das Forças Armadas, dos Especialistas da Força Aérea, Fuzos- Associação de Fuzileiros, entre outras entidades e autoridades.
Este ano a água foi copiosa e caiu sem parar, obrigando a alteração do figurino da componente militar, resumindo-se a pré deposição das coroas de flores, pelas entidades presentes e a deposição formal por parte do Cor Jocelino, pelo NPLC, e do Major-General Saramago, pelo CmdPess.
A cerimónia culminou com um almoço convívio que envolveu a elementos da Assembleia Geral, da Direção, voluntários e funcionários do Núcleo, bem como das entidades convidadas que nos quiseram acompanhar. Este ano a cerimónia foi molhada, mas também foi abençoada, como diz o ditado popular.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui