Os Combatentes no Ultramar, naturais do concelho de Pinhel, viram concretizado finalmente um anseio antigo com a construção de um Memorial.
Esse Memorial, é não só uma homenagem a todos os combatentes, mas fundamentalmente, aos falecidos no Ultramar, cujos nomes vão ficar gravados em blocos de granito para perpetuar a sua memória.
A cerimónia teve o seu início com a Guarda de Honra à Bandeira Nacional, e prosseguiu com o descerramento da placa de inauguração, bênção do Monumento, alocuções alusivas ao ato, deposição de uma coroa de flores, honras militares pelo RI14 aos combatentes mortos e que culminou com a imposição de condecorações a alguns combatentes.
As intervenções foram proferidas não só pelo autor do projeto António Saraiva que descreveu em pormenor tudo o que pretendia transmitir, como também pelo presidente do Núcleo de Pinhel, António Cruz, pelo representante da Direção Central TCor. Pires Martins, presidente do Município de Pinhel, Rui Ventura, e ainda pela Secretária de Estado do Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Profª. Dr.ª. Catarina Sarmento e Castro.
De assinalar também, a presença de muitos combatentes do concelho e seus familiares. O tema das intervenções decorreu necessariamente ao redor dos combatentes e suas famílias, tendo a Secretária de Estado enumerado ainda alguns benefícios constantes do recentemente aprovado Estatuto do Combatente. A cerimónia finalizou ao som do Hino da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui