O Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes (NPLC) assinalou, no passado dia 07 de novembro, o seu 11.º aniversário, com um programa comemorativo que se iniciou com a celebração de uma cerimónia religiosa em homenagem aos combatentes, já falecidos, a que se seguiu a inauguração e a benção da nova sede do Núcleo, no Bairro Senhor do Calvário e um almoço comemorativo.
A cerimónia religiosa que juntou sócios, familiares, entidades oficiais, presidentes e porta-guiões dos núcleos do oeste da Liga dos Combatentes, foi celebrada pelo capelão militar Domingos Nazaré, na lindíssima Igreja da Nossa Senhora da Ajuda. Durante a sua homilia evocou a missão da Liga dos Combatentes ao serviço dos antigos combatentes, que patrióticamente serviram Portugal e a quem, hoje e sempre, é justo reconhecer e homenagear.
Seguiu-se a inauguração da nova sede, ponto alto desta efeméride, pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, com o descerramento de uma placa inaugurativa. Após a inauguração, o Presidente do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, Sargento-chefe de Infantaria (na situação de reserva), António Carvalho, proferiu uma alocução na qual começou por agradecer ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche – Henrique Bertino, o apoio prestado pela Câmara no processo relativo à edificação da nova sede. Dirigiu-se aos combatentes de Peniche referindo-se ao dia 7 de novembro como um dia histórico. Trata-se da concretização de um sonho antigo da atual e anteriores direções, que se materializa com a inauguração da nova sede. Este é também um sonho perseguido por todos os combatentes de Peniche.
O espaço inaugurado, resultado de um protocolo assinado entre o Município de Peniche e o NPLC e foi adquirido e requalificado a pensar nos combatentes e nas suas limitações locomotoras, sendo que a partir do momento está à sua inteira disposição e à disposição das suas famílias, bem como de toda a população de Peniche. Entre outras temáticas referiu-se à missão da Direção do Núcleo (o que é que nós fazemos?) junto dos sócios combatentes e ao programa de atividades previsto para 2021. Este não foi cumprido na sua íntegra em virtude das restrições impostas pela Pandemia. No entanto, no último semestre foi possível realizar algumas atividades, salientando-se o Musical  Combatente, Saudade e Fado, a habitual limpeza de praia, a Cerimónia do Dia de Finados e as Comemorações do 11º aniversário.
Seguiu-se a alocução do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues que saudou as entidades convidadas e todas as pessoas presentes, agradecendo na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Peniche o apoio e o contributo do Município para a edificação da nova sede. Remetendo para a intervenção do Presidente do NPLC, afirmou que se revia integralmente no conteúdo das suas palavras, enfatizando a importância da nova sede no apoio aos sócios combatentes e seus familiares. Efetuou uma síntese sobre a história da Cidade de Peniche, onde estabeleceu a analogia entre pescadores e combatentes, enaltecendo a coragem e a bravura das suas gentes que diáriamente, tanto de noite como de dia, travam com o mar um combate duro e desigual face à fúria das suas águas e das suas ondas, numa luta constante pela conquista do seu sustento e do sustento das suas famílias. Relembrou ainda o papel da cidade como localidade de refúgio e porto de abrigo de oprimidos e desfavorecidos que pelas mais variadas razões ali encontraram acolhimento. Agradeceu ainda à Direção do NPLC o trabalho desenvolvido pelos seus órgãos sociais, desta e das anteriores direções em prol da Liga dos Combatentes e desejou a todos os sócios combatentes e seus familiares as maiores felicidades, reiterando os agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche pelo apoio que tem prestado ao Núcleo e aos combatentes penichenses.
Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche dirigiu-se às entidades e demais pessoas presentes, expressando o apoio da Câmara à causa da Liga dos Combatentes e aos combatentes de Peniche que pelo seu legado patriótico jamais poderão ser ignorados e pelos quais o executivo camarário, por si liderado, tem o maior respeito e consideração. Reiterou a disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a apoiar, dentro do possível, os projetos e propostas do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, relembrando que outras instituições penichenses de cariz semelhante necessitam também elas de igual apoio social e financeiro.
Na sequência, os presentes foram convidados a visitar as novas instalações e a participarem de um Porto d’Honra.
Seguiu-se o almoço comemorativo que teve lugar no Hotel Star inn, em Peniche. Durante o decorrer do almoço realizou-se uma cerimónia de entrega de diplomas de louvor aos sócios combatentes que nos últimos anos serviram o Núcleo de forma abnegada e altruísta, nomeadamente:
– Sócio n.º 175.429, Manuel da Conceição Neves;
– Sócio n.º 149.381, José Joel Aflafo de Sousa.
De seguida, teve lugar um conjunto de intervenções lúdicas, como é o caso do momento musical abrilhantado pela fadista Cristina Luz, que acompanhada à viola pelo professor Eduardo Lemos, interpretou dois temas musicais.
Também António Bagira e Júlio Pina, cantaram cada um deles um fado, sendo que José Cordeiro declamou o poema, de autor desconhecido, “Balada da partida”.
Antes de se encetar o bolo de aniversário, a Direção do Núcleo entregou a cada um dos sócios presentes uma lembrança (medalhão em acrílico com a fachada do edifício da nova sede) e um diploma de presença.
No momento final desta efeméride, o Presidente do Núcleo agradeceu a presença de todos e o espírito salutar vivenciado pelos combatentes e suas famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui