Núcleo Category: NúcleosNúcleo Tags: Núcleo da Marinha Grande
No Records Found
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Google Map Not Loaded
Sorry, unable to load Google Maps API.
Núcleo: Marinha GrandeMorada do Núcleo:Rua Ponto da Boavista, 12 - 2430-051 Marinha Grande
Telefone: 244 096 83008.10.1924: Em reunião na sua residência particular, foi nomeado Presidente da Delegação da vila da Marinha Grande, Álvaro dos Santos Barros.
05.11.1938: Desativada a Delegação.
03.01.1965: Ativada a Delegação como Comissão Administrativa, presidida por Manuel Vidal de Freitas.
05.07.1967: Desativada a Comissão Administrativa.
17.12.1969: Ativado em reunião na sede dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, com a Comissão Administrativa presidida por Álvaro Mário Couceiro Neto.
10.04.1975: Desativada a Comissão Administrativa.
30.06.1995: Ativado e presidido pelo Cap. Alberto Manuel Caetano Barata, na coletividade de Picassinos. Foi contactada a autarca D. Teresa Coelho, a fim de serem facultadas instalações, com a colaboração do Núcleo de Leiria, de forma a proporcionar a criação do Núcleo da Marinha Grande.
20.02.1999: Reuniram todos os elementos da já designada Comissão Diretiva para, em Assembleia Geral, se elegerem os elementos da Direção de acordo com o Regulamento da Liga dos Combatentes. Foi eleito Presidente o Cap. Alberto Manuel Caetano Barata, que tomou posse em 05/02/1999, nas instalações da Guarda Florestal do Ponto da Boavista, cedidas pelo Instituto Florestal. Nesse mesmo ano foram efetuadas algumas obras de restauro nestas instalações, que seria a sede do Núcleo, com ofertas dos sócios em mão de obra e materiais, com a colaboração da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Marinha Grande. O local onde estamos instalados foi propriedade da Direção Geral das Florestas e do Património do Estado, que cedeu graciosamente à Liga dos Combatentes por períodos renováveis de 6 anos.
08.10.2004: A Liga dos Combatentes adquiriu o imóvel por escritura de cessão definitiva, conforme averbamento efetuado na Conservatória do Registo Predial da Marinha Grande, ficando o Núcleo sediado na Rua Ponto da Boavista, n.º 12, junto à Escola Secundária Pinhal do Rei. Desde então tem vindo os seus dirigentes administrando este espaço de uma forma empenhada, proporcionando aos seus associados melhores condições de conforto e bem estar, efetuando as obras de beneficiação e restauro necessárias.
Informação sobre os Talhões:
O concelho da Marinha Grande é composto por três freguesias: Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita, existindo em cada uma destas localidades um talhão, onde se tem trabalhado no sentido da uniformização das campas, no respeitante a lápides e vasos em mármore.
Talhão da Marinha Grande – Este talhão ocupa uma área razoável, com 26 sepulturas, totalmente ocupadas, a maioria com Combatentes da I Grande Guerra. Temos tido sempre a preocupação em o manter com bom aspeto, efetuando a sua limpeza e pintura anual.
Talhão de Vieira de Leiria – Este talhão está dimensionado para 9 sepulturas, estando ocupada duas. As obras foram concluídas em Dezembro de 2006, com a construção dos muretes, colocação das cabeceiras, pavimentação dos arruamentos e pintura.
Talhão da Moita – Este talhão tem capacidade para 5 sepulturas, estando ocupada uma, e possui uma área muito pequena, quase sem espaço entre as mesmas. Tem sido objeto de limpeza e pintura. Foi objeto de uma intervenção levada a efeito pela Junta de Freguesia, tendo se ampliado o espaço frontal.
Ossário – O único ossário pertencente a este Núcleo, situa-se no talhão do cemitério da Marinha Grande. De construção elegante, encimado pelo emblema da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, tem capacidade para 48 urnas, estando ocupado com 22, e encontra-se em perfeitas condições de apresentação e higiene.
Presidente: Manuel Maria Perdigão Giga Fernandes
Vice-presidente: António Manuel Duarte Canhoto Carvalho
Secretário: Paulo Jorge Pinto Cano
Tesoureiro: José Manuel dos Santos Salgueiro
1.º Vogal: Carlos Manuel da Silva
2.º Vogal: Carlos Manuel Duarte Roldão
1.º Vogal suplente: Carlos Manuel Henrique Cristóvão-