Núcleo Category: NúcleosNúcleo Tags: Núcleo de Loures
No Records Found
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Google Map Not Loaded
Sorry, unable to load Google Maps API.
Núcleo: LouresE-mail: loures@ligacombatentes.orgTelefone: 917 248 827 - 919 738 428Não há referência a qualquer estrutura de combatentes na vila de Loures, aquando da inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em 8 de dezembro de 1929. Da documentação que nos foi possível consultar, existe um documento manuscrito, datado de 22 de dezembro de 1934, em que o Delegado de Odivelas expõe, à Delegação de Loures da Liga dos Combatentes da Grande Guerra (LCGG), a situação de combatentes e viúvas que vivem com necessidades, nas freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Caneças e Bucelas. Revela-se já uma estrutura que faz o “trabalho de campo”, com objetivos assistenciais.
Consultados os “Relatórios de Gerência da LCGG, encontramos no ano de 1934/1935, no Mapa n.º 10, referência ao seu primeiro presidente, o Major Médico Adolfo Ernesto da Cunha Mota. No relatório referente a 1937, a Delegação de Loures já não consta na lista das Delegações em atividade. Ficamos sem saber, ainda, a data da criação desta delegação, assim como os membros que constituíram a primeira Comissão Administrativa e o local da sua sede. Dado o presidente ser médico, com residência e consultório na Rua Fria na vila de Loures, é possível que a sede tenha funcionado nesta morada.
Em 1 de abril de 1939, toma posse uma Comissão Administrativa, composta por 2.º Sargento Vítor Hugo Pereira da Silva, presidente; 2.º Sargento José Marques Raso, tesoureiro; e 2.º Sargento Bernardino Gonçalves Monteiro, secretário, que assume a reorganização e a direção da Delegação de Loures. Assim se inicia uma segunda fase desta estrutura, que tem a sua Sede. Não há referência a qualquer estrutura de combatentes na vila de Loures, aquando da inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em 8 de dezembro de 1929.
Da documentação que nos foi possível consultar, existe um documento manuscrito, datado de 22 de dezembro de 1934, em que o Delegado de Odivelas expõe, à Delegação de Loures da Liga dos Combatentes da Grande Guerra (LCGG), a situação de combatentes e viúvas que vivem com necessidades, nas freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Caneças e Bucelas. Revela-se já uma estrutura que faz o “trabalho de campo”, com objectivos assistenciais.
Consultados os “Relatórios de Gerência da LCGG, encontramos no ano de 1934/1935, no Mapa n.º 10, referência ao seu primeiro presidente, o Major Médico Adolfo Ernesto da Cunha Mota. No relatório referente a 1937, a Delegação de Loures já não consta na lista das Delegações em actividade.
Ficamos sem saber, ainda, a data da criação desta delegação, assim como os membros que constituíram a primeira Comissão Administrativa e o local da sua sede. Dado o presidente ser médico, com residência e consultório na Rua Fria na vila de Loures, é possível que a sede tenha funcionado nesta morada.
Em 1 de abril de 1939, toma posse uma Comissão Administrativa, composta por 2º Sargento Vítor Hugo Pereira da Silva, presidente; 2º Sargento José Marques Raso, tesoureiro; e 2º Sargento Bernardino Gonçalves Monteiro, secretário, que assume a reorganização e a direcção da Delegação de Loures. Assim se inicia uma segunda fase desta estrutura, que tem a sua Sede na Avenida da República, não indicando o número, em Loures.
A Comissão Administrativa editou, em 1951, um documento em que prestava contas, desde a sua tomada de posse até ao dia 31 de dezembro de 1950. A partir deste “relatório” há um “vazio”, interrompido pela tomada de posse, em 9 de abril de 1955, de uma nova Comissão Administrativa, já instalada no Edifício da Câmara Municipal de Loures desde novembro de 1947.
Os empossados são o 2º Sargento Vítor Hugo Pereira da Silva, presidente; 2º Sargento José Marques Raso, tesoureiro; que transitam da anterior gestão, sendo novo o Soldado Adolfo da Silva Tavares, secretário. Esta terceira fase só tem início em 21 de janeiro de 1956, quando se lavra a primeira ata. Devido a falecimento do titular, tomaram posse no cargo de secretário o 2º Sargento Miguel de Almeida Pais Condesso, em 9 de abril de 1957 e, sucessivamente, o Soldado Servente de Artilharia Marcelino Borges, em 30 de dezembro de 1960, e o Sócio extraordinário José Ramos Nunes Fernandes, no dia 30 de dezembro de 1962.
Não há registos desde a Ata de 5 de junho de 1963, até a tomada de posse de 14 de fevereiro de 1966, em que assumem a Delegação de Loures da LCGG, instalada na Rua Dr. Manuel de Arriaga, nº 10, em Loures, o 2º Sargento José Simões Saramago, presidente; o Soldado Franquelino da Silva Ferreira, tesoureiro; Soldado Fernando da Conceição Amado, secretário; e 1º Cabo António Nobre Luís, vogal. Foi esta Comissão Administrativa, constituída já com combatentes da Guerra do Ultramar, além do presidente, que geriu a Delegação de Loures até 20 de janeiro de 1972, data em que apresenta a sua demissão, em bloco, solicitando a intervenção da Comissão Central Administrativa, para a nomeação de uma nova Direção.
A Delegação de Loures, desde o seu início, teve como preocupação principal prestar assistência aos seus sócios combatentes e viúvas destes, apoiando os mesmos quer através de pensões ou subsídios, quer com a ajuda na doença e, no final da sua vida, ajudando as famílias a suportar as despesas com o funeral, tal como se verifica pelo documento de 1934 e as atas existentes
A Delegação de Loures da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, foi extinta temporariamente em 10 de maio de 1974, através do ofício nº 2124 da Comissão Central Administrativa, tendo sido “determinado que, até nova ordem, os assuntos relativos à Delegação de Loures da Liga dos Combatentes passariam a ficar a cargo da Agência de Lisboa”.
Cerca de 40 anos depois, em reunião de 23 de junho de 2015, a Direcção Central da Liga dos Combatentes, aprova a constituição da Comissão Administrativa para reativação do Núcleo de Loures, conforme Ofício nº 001473, de 16 de Julho de 2015, que passou a contar com os sócios Major José António Cabral Carreira Coelho, presidente; Sargento-Chefe Jorge Lopes Cordeiro, secretário; Sargento-Ajudante Vítor Manuel de Almeida, tesoureiro; Tenente-Coronel Rui Miguel Costa Peixoto e 1º Sargento José Augusto Pereira de Sousa, 1º e 2º vogais. Também exercerem cargos durante os anos da instalação do Núcleo, os sócios Capitão Fernando Laureano, Tenente-Coronel Firmino José Mata Simão, Sargento-Mor Etelvino Serras Aparício e Sargento-Ajudante António José Henriques Rosa.
A Sede do Núcleo, na Rua Dr. Alberto Alves de Oliveira, nº 5-A, em Loures, ocupa um espaço cedido pela Câmara Municipal de Loures, foi inaugurada em 22 de junho de 2019 e onde a atual direção foi eleita em 29 de junho para o triénio 2019-2021, tomando posse a 13 de setembro de 2019, tem a seguinte constituição: Tenente-Coronel Firmino José Mata Simão, Presidente, Tenente-Coronel Manuel Maria de Sousa Fernandes Dias, Secretário, Sargento-Mor Etelvino Serras Aparício, Tesoureiro, Tenente-Coronel Rui Miguel Costa Peixoto, 1º Vogal, Sargento-Ajudante António José Henriques Rosa, 2º Vogal e ainda dois vogais suplentes Tenente-Coronel José Correia André e Sargento-Chefe José Luís Delgado Dinis.
José da Silva Marcelino Martins Sócio n.º 80.393
Presidente: Carlos Alberto Ferreira Alves
Secretário: Luís Nelson Melo de Campos
Tesoureiro: Eduardo Higino do Nascimento Moreira
1.º Vogal: Carlos Alberto Garcia dos Reis
2.º Vogal: Fernando Francisco Cabrela Laureano
1.º Vogal suplente: José Correia André-