O Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes, no âmbito do seu Plano de Atividades para o presente ano, levou a cabo, no passado dia 5 de julho de 2025, um passeio cultural à cidade de Tomar. Responderam ao convite todos os nossos Sócios e respetivas esposas e ainda alguns amigos que se quiseram associar, e que “armados de roupas frescas e sapatilhas ligeiras”, deram “aos chapéus de chuva” uma necessária e muito proveitosa utilização, “fora do tempo”, mas muito útil neste dia tórrido de verão em Tomar.
Toda a explicação dos percursos, histórias e momentos evocativos foram de forma brilhante, explicadas pelo nosso “Guia convidado” o Professor Doutor Carlos Caetano que muito sabiamente, nos “transportou” pela nossa história e pelos fatos que deram neste dia, “uma nova missão dos nossos antigos combatentes”, a de descobrir o que esconde a Ordem do Templo na cidade de Tomar.
Primeira paragem, aqueduto do convento de Cristo ou de Pegões, uma obra arquitetónica, construída para levar água fresca, recolhida em quatro nascentes, para o Convento de Tomar. Aqui foi visitado, o ponto mais alto daquela imponente estrutura, bem por cima da Ribeira de Pegões, sendo este monumento, dos maiores e mais imponentes aquedutos Portugueses.
Ponto alto da visita a entrada no Convento de Tomar, e mais uma vez pela “mão do nosso guia” foi possível, uma “viagem” à história como prova de que todos os recantos do convento visitados e explicados, são indissociáveis da própria história da Ordem dos Templários.
O almoço tomado no Regimento de Infantaria 15 foi um recordar para muitos, de uma viagem ao passado. Relevamos o fato de que antigos combatentes que participaram neste almoço, retornaram às mesmas instalações, 61 anos depois de ali terem partido para terras do ultramar. Para todos e em especial para estes antigos combatentes, este foi um momento de reencontro e memória à “casa que os preparou”. Este almoço decorreu no Regimento de Infantaria 15, uma das mais tradicionais unidades militares de Portugal e mais condecorada do Exército Português. Ao Coronel de Infantaria António Pedro Cordeiro de Meneses agradecemos toda a disponibilização de espaços e todo o apoio logístico concedido ao Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes.
Da Parte da tarde uma paragem junto ao pitoresco cenário do Parque do Mouchão, com fotografias obrigatórias junto da á famosa Roda Hidráulica, ex-libris da cidade de Tomar e o passeio Rua Serpa Pinto, “antiga corredoura”, principal rua comercial de Tomar e onde todos que quiseram, puderam degustar e levar para casa, os tradicionais bolinhos conventuais, “Beija-me depressa!”, um bolo inspirado na doçaria conventual.
A visita cultural terminou com a visita á Sinagoga de Tomar, o único edifício religioso judaico que se manteve intacto, quase inalterado e integralmente conservado, desde meados do século XV, quando foi construído, até hoje.
Acompanharam o Núcleo do Seixal neste passeio uma representação do Clube de Leitura de Santa Marta do Pinhal (Corroios), numa parceria que se pretende vir a ser duradoura. Alguns elementos do Clube de Leitura de Sta. Marta do Pinhal haviam acabado de ler o livro “O Segredo de Tomar” – do escritor seixalense Rui Miguel Pinto – onde o autor descreve em jeito de tríler histórico, a transferência da Ordem dos Templários de França para Portugal (Tomar), ficcionando em seguida um interessante enredo de ação acerca de um segredo multissecular que não poderia ser revelado. Coincidentemente, grande parte dos cenários do livro estavam no nosso programa da visita, pelo que esta visita teve um cariz cultural acrescentado, onde o misticismo, a ficção e a riqueza histórica se entrelaçaram de forma harmoniosa. Veteranos e entusiastas da literatura conviveram partilharam conhecimentos e o Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes ganhou assim mais um grupo de fãs, que desde logo afirmaram estar interessados em participar nos eventos do Núcleo, onde um livro coincida com um local e uma História de Combatentes.
No final, um especial agradecimento à Câmara Municipal do Seixal pela cedência de transporte e a quem todos os nossos sócios, desde logo agradeceram, e para quem este dia 5 de julho vai ficar na memória de muitos dos antigos combatentes e de suas famílias.
