Convida-se todos os Sócios e interessados a estarem presentes no próximo dia 10 de outubro, pelas 18h00, na inauguração do Pólo Museológico do Combatente na Sede do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, localizada na Rua Miguel Bombarda, n.º 12. Este evento, de grande relevância histórica e cultural para a região, contará com a presença de Sua Excelência O Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, que terá a honra de presidir à cerimónia.
O Pólo Museológico foi concebido para homenagear e preservar a memória dos feitos militares portugueses, a evolução da nossa nacionalidade através de bandeiras, símbolo da nossa identidade e independência, passando também pelas lutas liberais, que moldaram o rumo da nossa história, passando pela Primeira Guerra Mundial, Índia Portuguesa, a Guerra do Ultramar, o papel da Escola Prática de Cavalaria de Santarém no 25 de Abril de 1974, até às mais recentes missões internacionais de Apoio à Paz, realizadas pelas Forças Armadas Portuguesas.
A cerimónia contará também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. João Teixeira Leite, do Presidente da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte, Bispo de Santarém, José Augusto Traquina Maria, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Sargento-chefe de Cavalaria, Carlos Sá Pombo, entre outras autoridades civis e militares, bem como as várias forças vivas da cidade e do distrito.
Este novo espaço museológico, inserido no renovado “Espaço Galeria” do Núcleo, resulta de um esforço coletivo que, superando dificuldades financeiras e materiais, conseguiu restaurar as antigas instalações para criar um local dedicado à memória dos Combatentes de Portugal. O Pólo incluirá várias salas temáticas, com destaque para a Primeira Guerra Mundial, Índia Portuguesa, a Guerra do Ultramar (onde se recorda a importante figura da Madrinha de Guerra), o 25 de Abril de 1974, com especial foco do então Capitão Salgueiro Maia e no seu papel crucial da conquista da Liberdade que hoje todos prezamos e beneficiamos, terminando nas mais recentes missões humanitárias e de apoio à paz.