Home Núcleos Matosinhos Núcleo de Matosinhos – Inauguração de Monumento aos Combatentes do Ultramar

Núcleo de Matosinhos – Inauguração de Monumento aos Combatentes do Ultramar

0
Realizou-se em Matosinhos a cerimónia de inauguração do monumento concelhio aos Combatentes do Ultramar, do dia do Combatente e do 16.º aniversário do Núcleo de Matosinhos, promovida pelo Núcleo e pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Esta cerimónia contou com as presenças do Secretário-geral da Liga dos Combatentes (LC), Coronel Lucas Hilário, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), Luísa Salgueiro e do seu Vice-presidente, Carlos Mouta, entre outras entidades.
A cerimónia iniciou-se pelas 10h30 perante o testemunho de muitas dezenas de pessoas presentes em frente ao monumento concelhio aos Combatentes do Ultramar, localizado ao lado dos Bombeiros Voluntários de Leixões, onde se encontravam posicionados os Porta-guiões dos Núcleos da LC de Lixa, Marco de Canaveses, Matosinhos, Penafiel e Porto, uma Guarda de Honra composta por Sócios Combatentes do Núcleo e um clarim dos Bombeiros Matosinhos-Leça da Palmeira.
O orador deu indicações para se proceder à audição do Hino Nacional que foi cantado por todos os presentes. De seguida, realizou-se a inauguração do monumento pela Presidente da CMM pelo Secretário-geral da LC, Presidente do Núcleo e Arquiteto Rocha dos Santos e o Diácono, Daniel Basto, procedeu à sua bênção. Posteriormente iniciou-se a cerimónia de homenagem aos mortos caídos pela Pátria com a deposição de coroas de flores no Monumento pelas seguintes entidades: Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leça do Balio, Presidente da Junta da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Presidente da Junta União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, CMM e LC. O clarim dos Bombeiros Matosinhos-Leça da Palmeira executou os principais toques de homenagem. O Diácono Daniel Basto fez a evocação religiosa.
Seguiram-se as intervenções alusivas à cerimónia e que foram feitas pelo Sócio Combatente Arquiteto Rocha dos Santos, pelo Presidente do Núcleo, pelo Secretário-geral da LC e pela Presidente da CMM. Procedeu-se à imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas a nove Sócios Combatentes do Ultramar e à entrega de três Testemunhos de Apreço aos Sócios com 50 anos de associativismo. Foram igualmente condecorados pelo Secretário-geral da LC, com a Medalha de Bons Serviços (grau prata), nos termos do Regulamento das Recompensas da LC dois dirigentes: Sócio Combatente Sargento-mor José Gomes e Sócio Efetivo Sargento-chefe Domingos Batoca. Foi também entregue ao Sócio Combatente Sargento-mor Carlos Narra um Testemunho de Apreço pelos bons serviços prestados ao Núcleo nos três anos em que prestou serviço efetivo na LC. O Secretário-geral da LC procedeu à entrega, a uma Sócia avó, do Diploma “Dos Avós aos Netos” e dos cartões dos seus netos Sócios, inserido no “Programa dos Avós aos Netos”, pretendendo-se, com esta iniciativa, incutir nos mais novos os valores da portugalidade e da cidadania, que decorrem do próprio estatuto da LC. A cerimónia terminou com a audição do Hino da LC.
Pelas 13H00, no Hotel Tryp Expo, em Leça da Palmeira, com a Sala Caravela completamente lotada, deu-se início ao almoço de confraternização. O Presidente do Núcleo, antes do almoço deu as boas vindas a todos os presentes e informou os participantes do programa previsto para depois do café. De seguida, mandou o clarim subchefe dos Bombeiros Matosinhos-Leça da Palmeira tocar para o início da 2.ª refeição. O programa para este dia prosseguiu com a entrega por parte do Presidente do Núcleo de duas lembranças aos Sócios Dr. Jorge Magalhães e Arquiteto Rocha dos Santos, pelo seu contributo voluntário através da prestação de ações relevantes ao Núcleo e à LC. Entregou igualmente ao Secretário-geral da LC, a Medalha do Núcleo e um donativo do Núcleo para a Liga Solidária, com o objetivo de apoiar a construção de Residências Seniores para os combatentes e famílias mais idosos de que são exemplos as de Estremoz e Porto.
Seguiu-se a animação musical com a atuação do Quinteto de metais mais percussão da Banda de Moreira da Maia de que faz parte o Vogal do Núcleo, Sargento-chefe Domingos Batoca. O seu desempenho foi brilhante e muito apreciado por todos os participantes que interagiram com grande satisfação com as músicas apresentadas. Para encerrar o programa estabelecido, o Secretário-geral da LC e o Presidente do Núcleo cortaram o bolo, cantou-se os parabéns ao Núcleo e foi lançado o Grito da LC. De entre as muitas entidades presentes, destacam-se o Secretário-geral da LC, a Presidente e o Vice-presidente da CMM, o Deputado da Assembleia da República, Dr. Eduardo Pinheiro, o Comandante da Divisão Policial da PSP de Matosinhos, o Comandante do Destacamento da GNR de Matosinhos, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, os representantes dos Núcleos do Porto, Maia, Penafiel, Lixa e Marco de Canavezes e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio, representante do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leixões, representante do Lar dos Pescadores de Matosinhos, familiares dos matosinhenses falecidos no Ultramar, sócios familiares e amigos, combatentes e público em geral.
Como notas relevantes deste dia fica, em primeiro lugar, a concretização da inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar, que será um exemplo representativo e emblemático da presença de muitas centenas de cidadãos matosinhenses na Guerra do Ultramar. Neste dia, igualmente passamos o testemunho aos vindouros, o sacrifício dos 70 jovens militares matosinhenses, vidas que foram tiradas e que recordamos, e os que ainda estão vivos e lutaram pela sua bandeira. Em segundo lugar, o destaque da disponibilidade, a dedicação e o empenho  evidenciados pelos nossos dirigentes que tudo fizeram para que a concretização deste dia memorável para o Núcleo fosse um êxito e, mais uma vez, a evidência da importância da realização destas cerimónias para fortalecer os laços de amizade e de união entre dirigentes, sócios, familiares e amigos envolvidos pela sua demonstração de adesão aos objetivos da Liga: defesa dos valores morais e históricos de Portugal, promoção da solidariedade social e do apoio mútuo aos mais carenciados.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
CARRINHO DE COMPRAS
  • No products in the cart.