No dia 04 de abril de 2023, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes e o Regimento de Cavalaria Nº 6 levaram a efeito as Comemorações do 105.º Aniversário da Batalha de La Lys, assinalando também o Dia Nacional do Combatente.
As cerimónias iniciaram-se com a celebração da Eucaristia na Basílica dos Congregados, presidida pelo capelão do RC6, padre António Dias, seguindo-se as cerimónias militares junto do Monumento ao Combatente, na Avenida Central, na cidade de Braga. Foi deposta uma coroa de flores e lida a prece. Pelo Presidente do Núcleo, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira, foi lida a mensagem do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, alusiva à efeméride.
Aos órgãos de comunicação social, o Presidente do Núcleo sublinhou a importância de se evocar a memória da Batalha de La Lys num momento em que a Europa vive um cenário de guerra. Salientou ainda que, ao comemorar a Batalha de La Lys, estamos a homenagear todos os combatentes que passaram por vários conflitos, desde a guerra do Ultramar, a Primeira Guerra Mundial e às missões de Paz, pois temos que recordar todos os combatentes para não os deixar cair no esquecimento.
A cerimónia contou com a presença de várias Instituições, entre elas a Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Regimento de Cavalaria Nº 6, Centro de Apoio Social de Braga/IASFA, PSP Distrital de Braga, INATEL/Braga, Juntas de Freguesia, Associação Humanitário dos Bombeiros Voluntários de Braga, entre outras.
Há que destacar, o grande empenho e profissionalismo evidenciados pelo Regimento de Cavalaria Nº 6, na participação nas honras militares, junto ao Altar durante a celebração Eucarística e no Monumento aos Combatentes, na restante cerimónia.
No final ouviram-se manifestações de muito apreço pela forma como decorreu a cerimónia, o que constitui sempre um forte incentivo para continuar a trabalhar cada vez mais arduamente em prol dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui