Decorreu no passado dia 7 de outubro de 2021 a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC).
A cerimónia decorreu no Salão Nobre da sede do Núcleo perante a presença do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, acompanhado pelo Vice-presidente Major-general Fernando Aguda e o Secretário-geral Coronel Lucas Hilário, e de outras digníssimas entidades, nomeadamente o  Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto – António José Gonçalves da Fonseca, representante da Câmara Municipal de Gondomar – Vereadora Sandra Almeida, Brigadeiro-general Francisco Bento Soares e Coronel Tirocinado Paulo Costa Santos, em representação do Comandante de Pessoal do Exército,  e outras autoridades civis e militares. Acresce ainda a presença de representantes dos núcleos de Matosinhos e Marco de Canaveses.
Salienta-se a honra do reconhecimento das suas presenças neste que foi o primeiro ato decorrente de eleições democráticas, com duas listas concorrentes, efetuado na história da Liga dos Combatentes.
De destacar das palavras proferidas pelo Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, saudando a forma cordial e democrática como todo o processo eleitoral decorreu dando assim vitória à lista “A” encabeçada pelo atual Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, Coronel Cavalaria Jocelino de Bragança Rodrigues.
De igual modo se destacam as palavras proferidas pelo Presidente eleito no explanar de agradecimento à Lista concorrente enaltecendo também a forma como partilhou todo o processo eleitoral de forma democrática, cordial e honrosa, aceitando a vontade expressa dos sócios votantes, culminando o processo com a dignidade e respeito que estes atos em si merecem.
Pelas palavras do atual Presidente o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes também foram transmitidos os desígnios de Missão e de Visão Estratégicos a que se propõe esta nova Direção.
O novo presidente saudou efusivamente, quer os companheiros remanescentes da Direção cessante, nomeadamente o Belchior, o Manuel e o António, quer os da nova Direção, concretamente, e na Assembleia Geral, o Belchior, o Manuel, o Albano e a Júlia e na Direção, a Raquel, o Salvador, o Artur, o Osório e a Celina.
Ao dirigir-se aos Combatentes, referiu que… “as suas primeiras palavras eram de agradecimento e entusiasmo para todos os que responderam de forma positiva, à chamada dos Combatentes do Grande Porto, que muito nos honram com a V/ presença, sendo para nós um enorme privilégio, motivo de pundonor e uma fonte de encorajamento e estímulo, para manter e incrementar o nosso contributo diário, com o firme desígnio, de garantir e perpetuar a perenidade da LC, bem como continuar a dar corpo a sua nobre missão.
O meu antecessor, o Cor Inf CMD Ref, José Manuel da Glória Belchior, presidiu aos destinos do Núcleo, desde abril de 2002. E desde a sua tomada de posse já passaram quase duas décadas! Duas décadas marcadas por uma liderança forte, consubstanciada no exemplo e concretizada numa herança recheada de obras e feitos no Apoio Médico, Psicológico e Social aos combatentes e na manutenção e engrandecimento do património do Nosso Núcleo.
A Nova Direção assumiu o compromisso de honrar e prosseguir a caminhada, com a ousadia e a irreverência necessárias, características que serão apanágio desta Direção, mas também com inovação, modernidade tecnológica e digital, necessárias para alavancar a mudança, rumo a um futuro melhor”. Dirigindo-se ao presidente cessante disse: “Meu Coronel, meu Camarada de Armas, meu amigo pessoal, separam-nos mais de duas décadas na idade, mas une-nos um sentimento comum de profunda lealdade, camaradagem, fraternidade e de propósito, no muito que há ainda a fazer quer pela Liga, quer pelos combatentes, que são a sua razão de ser.
A renovação, juventude, diversidade de representação das várias tipologias de associados, em sintonia com o estabelecido pelo Estatuto da Liga, bem como a sensibilidade proporcionada por ambos os géneros estão presentes no novo elenco diretivo que tenho, a partir de hoje, a sublime honra de presidir.
O Nosso compromisso é para com os Combatentes do passado, presente e futuro, para com a Direção Central da Liga dos Combatentes e para com Portugal. Para atingir este desiderato, é nosso desígnio interagir e colaborar, de uma forma o mais alargada possível, com todos os agentes da sociedade civil e militar, procurando desenvolver sinergias e complementaridade e evitar redundâncias, nos diversos campos da nossa intervenção, nomeadamente no Apoio Médico, Psicológico e Social, percorrendo os caminhos da solidariedade e da ajuda aos combatentes mais desprotegidos e carenciados.
O cumprimento da nossa missão não é um combate exclusivamente do corpo diretivo do Núcleo. É um desafio de todos Nós, e por isso contamos com todos os combatentes, com a DCLC e a sua estrutura hierárquica e de apoio, bem como com o apoio da sociedade civil e militar para o vencer.
Esta Direção, ao assumir este compromisso público para com os combatentes de todos os tempos, Liga, Sociedade Civil e Militar e para com Portugal, acredita, e plagiando o grande Poeta António Gedeão, “Que a sonho comanda a vida, E que sempre que um combatente sonha, a Liga dos Combatentes pula e avança, como uma bola colorida, por entre as mãos de uma criança. Disse. Muito Obrigado
Tendo o seu discurso terminado com o grito da Liga com o qual tão bem nos identificamos
“Liga dos Combatentes, Valores Permanentes / Liga dos Combatentes, em Todas as Frentes”
De seguida procedeu-se a uma visita guiada ao Salão onde se encontra espólio museológico da Grande Guerra do Núcleo, acompanhado de um Porto de Honra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui