O Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes foi fundado em 26 de Fevereiro de 1925 sobre a então designação “Agencia do Porto”, por iniciativa de Alfredo Barata da Rocha, seu primeiro Presidente. Atualmente ocupa um palacete da cidade do Porto, situado na esquina das Ruas Formosa e Alegria, o Palácio do Visconde de Pereira Machado construído em meados do século XIX, é um notável exemplar da arquitetura civil do século XIX, onde se destaca uma fabulosa fachada granítica, encimada por frontão com brasão, escadaria interior, o requinte dos estuques e fabulosa pintura dos tetos e uma clarabóia que rasga uma imponente presença na organização espacial da sua arquitetura.
Situado em pleno coração histórico da cidade, a fabulosa combinação arquitectónica e decorativa que se harmonizam na arquitetura cuidada do palácio reforça o seu claro interesse artístico e cultural. Assim, desde 2000 o Palacete imóvel da Liga dos Combatentes está em via de classificação por parte do IGESPAR, candidatura para homologação a imóvel de interesse público, Arquitectura Civil / Porto.
O Palacete do Visconde Pereira Machado (1822-1868), que fora antigamente do Arquivo de Identificação e o Tribunal Plenário Criminal do Porto passou a ser propriedade da Liga dos Combatentes, em 15 de Março de 1974, durante a Direcção do Coronel Mário Fernandes da Ponte, entre 1966-1970.
O Núcleo do Porto possui ainda um acervo museológico visitável que se subdivide por duas salas, constituído por uma colecção dedicada à Primeira Grande Guerra e Segunda Guerra Mundial, e alguns objectos da Guerra do Ultramar. Esta colecção museológica deve-se à entrega de espólio dos combatentes e algumas exposições temáticas que o Museu Sede organizou junto do Núcleo do Porto. O Núcleo conta para além disso com uma Biblioteca e uma galeria de Arte, onde se realizam várias exposições temporárias.
Contactos: Rua Contactos: Rua da Alegria, 39 Porto Tel: 222 006 101 Horário: Segunda a Sexta 9H30 às 12H00 e das 14H00 às 18H00.a Alegria, 39 Porto