No âmbito das Comemorações do 25 de Abril de São Pedro do Sul, foi inaugurado um monumento aos Combatentes do Ultramar.
O Ministro da Defesa Nacional, Dr. João Cravinho presidiu à cerimónia com dois momentos, inicialmente no cine teatro Jaime Gralheiro decorreram os discursos oficiais das comemorações.
O Tenente-General Chito Rodrigues usou da palavra para enaltecer o papel dos combatentes nos 21 anos de guerra, desde a India até África, bem como o contributo decisivo no 25 abril de 1974. Com a aprovação no ano de 2020 do estatuto do antigo combatente, repôs-se alguma dignidade, porque os ex-combatentes por lei, passaram a ser “Titulares do Reconhecimento da Nação” de entre outras.
De seguida o presidente do município – Vítor Figueiredo, agradeceu a presença das entidades e do público em geral. Referiu a coragem e o grandioso esforço dos combatentes de São Pedo do Sul na Guerra do Ultramar.
Por fim, o Ministro da Defesa, focou a aprovação pela Assembleia da República do estatuto do antigo combatente, bem como o esforço que o ministério da defesa tem encetado com outros ministérios para a implementação do estatuto acima referido.
Posteriormente, na Avenida da Ponte foi inaugurado o monumento aos Combatentes e o memorial com o nome de todos os São-pedrenses mortos em combate. Após o descerrar da placa alusiva à comemoração, foi colocada uma coroa de flores no memorial acompanhado do cerimonial de homenagem aos mortos a cargo de uma secção do Regimento de Infantaria 14.
O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes contribuiu em tudo que lhes foi solicitado pelo município, para que a cerimónia de Homenagem aos Mortos decorresse com a dignidade que é exigida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui