O Núcleo de Mêda da Liga dos Combatentes celebrou no dia 18 de setembro, na cidade de Mêda, o 18°. aniversário da sua criação e o 6°. da sua reativação. As cerimónias foram presididas pelo Presidente da Liga dos Combatentes (LC), TGen Joaquim Chito Rodrigues. Contou com a presença e guiões dos Núcleos de Belmonte, Gouveia, Guarda, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa.
O Município de Mêda, associou-se às comemorações e o Presidente da Câmara Municipal de Mêda – Dr. João Mourato, recebeu o Núcleo no Salão Nobre onde decorreu uma sessão solene a que presidiu. Aqui, o Presidente do Núcleo – Coronel João Manuel Pais Trabulo, deu as boas vindas e agradeceu a quem se associou ao evento. Nesta sessão usou ainda da palavra o Presidente da LC, que se referiu à problemática do estatuto do combatente e da falta de apoio governamental. O Presidente da Câmara agradeceu a presença do TGen Chito Rodrigues e deu os parabéns ao Núcleo. Depois, ocorreu o “momento alto” com a condecoração de 5 associados do Núcleo com a Medalha das Campanhas do Ultramar.
As cerimónias prosseguiram junto do Monumento aos Combatentes, onde foi prestada homenagem a todos os Combatentes, em especial, com o descerramento de uma placa com o nome dos 15 combatentes do concelho que perderam a sua vida em combate em França, Angola e Moçambique, na Grande Guerra de 1914-1918, a deposição de um ramo de flores, cuja homenagem terminou ao som do Hino dos Combatentes. Na Igreja Matriz celebrou-se a missa dominical onde o Reverendo Padre Assunção Firmino se referiu à dignificação da ação do Combatente no serviço prestado à Pátria.
Ao evento, para além de associados e familiares, estiveram presentes os vereadores, o Comandante da GNR da Guarda e o representante do CTOE de Lamego, o presidente Junta de Freguesia e comandante dos Bombeiros Voluntários (BV). A Guarda de Honra foi feita pelos BV de Mêda. O aniversário terminou com um almoço convívio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui